Quando Tomb Raider teve uma espécie de reboot lançado em 2013, um dos personagens da trama era Sam Nishimura. Lara passava parte do jogo buscando resgatar Sam, mas a relação entre as duas não foi aprofundada no jogo e a personagem não voltou em nenhuma das sequências, Rise of Tomb Raider ou Shadow of Tomb Raider.
Apesar disso, Sam aparece na HQ Tomb Raider: Inferno, sendo um dos motivos de Lara viajar o mundo e vivenciar suas aventuras. De acordo com o roteirista das HQs, Jackson Lanzing, a história de TR: Inferno culminaria em Lara tendo uma experiência que finalmente revelaria seus sentimentos por Sam e finalmente se beijando no fim. Entretanto, quando a HQ final foi publicada, apenas um abraço amigável pôde ser visto.
Gail, we tried so hard to make it canon. We had an entire issue in TR: INFERNO dedicated to Lara going through a toxic drug trip and finally, fully understanding her feelings for Sam.
By the time it went to publishing, their culminating kiss had become a friendly hug.
— (@JacksonLanzing) July 18, 2020
A roteirista de Tomb Raider (2013), Rhianna Pratchett, já havia falado em uma entrevista sobre o relacionamento de Sam e Lara no reboot e indicava, apesar de não deixar claro, que Lara é gay. Entretanto, Pratchett disse que não sabia se a Crystal Dynamics seguiria com isso no futuro.