O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.
Desde o primeiro lançamento da série de jogos de furtividade Thief, em 1998, ela ajudou a definir o gênero, mantendo a notoriedade em vários jogos por quase três décadas. Steven Gallagher (diretor criativo na Eidos-Montréal) e eu estamos aqui para apresentar aos leitores do PlayStation Blog a nova iteração da franquia Thief VR: Legacy of Shadows.
Thief VR será disponibilizado para PlayStation VR 2 no PlayStation 5 em 4 de dezembro e já está disponível para pré-venda na PlayStation Store. Também compartilharemos o trailer de gameplay mais recente capturado no PS VR2. Este trailer demonstra como o Thief VR é uma oportunidade perfeita para jogar como um grande mestre gatuno e vivenciar o que torna essa franquia única em uma perspectiva envolvente criada pela desenvolvedora Maze Theory e pela distribuidora Vertigo Games, com apoio dos criadores originais de Thief na Eidos-Montréal.
É preciso ladinagem para planejar um roubo
Todo jogo incrível da franquia Thief inclui uma seleção de ferramentas e desafios que naturalmente encorajam você a evitar o combate usando furtividade, criar soluções diversas para qualquer situação e a prestar muita atenção aos arredores usando todos os sentidos. No início, pode ser desafiador. Mas fazer tudo com calma pode se tornar incrivelmente recompensador. Os níveis são flexíveis e não lineares para dar autonomia ao jogador, uma marca registrada do imersivo gênero de simulador. Permitir que os jogadores façam o que desejam e não o que são mandados, diz Steven, é fundamental para que eles vivam sua própria narrativa única.
O uso de sombras escuras para progredir em histórias sombrias, atmosferas poderosas e opressoras, além de um pouco de sagacidade são elementos consagrados das histórias de Thief que combinam com a simulação imersiva da realidade virtual. “A sensação de presença que a RV oferece torna a experiência muito mais intensa e envolvente”, comenta Steven. “O imediatismo de ser capaz de usar sua cabeça naturalmente para olhar para trás enquanto você força uma fechadura com a ajuda da resposta tátil é a sensação mais real possível de estar na Cidade”.
A escuridão é a única aliada de uma ladra solitária. As lentes OLED do PS VR2 têm um contraste mais forte e mais natural, oferecendo uma vantagem competitiva nas sombras. A integração de som de última geração ajuda os jogadores a escutar o perigo com mais precisão. Esgueirar-se nas sombras, espiar pelos cantos antes de entrar nos ambientes por uma janela e usar seu corpo para os controles oferece uma sensação palpável de antecipação e intimidade em realidade virtual.
Parece como nos velhos tempos…
Thief VR une a clássica gameplay furtiva com imersão de última geração. Os jogadores jogam como uma ladra inexperiente chamada Magpie em um mundo distópico de fantasia steampunk conhecido como Cidade. Como Magpie, eles serão encorajados a usar uma variedade de ferramentas, observação atenta e criatividade para passar despercebidos pelas patrulhas de guardas ao infiltrar mansões nobres para roubar artefatos antigos (e mais?), tudo isso sob a vigia de um ladrão familiar chamado Garret.
Thief VR foi feito por fãs para fãs. Quem conhece a franquia reconhecerá a voz de Stephen Russell como Garrett, mas há várias outras conexões familiares. Por exemplo, da perspectiva da gameplay, as mecânicas de furtividade e a gameplay envolvente de Thief: The Dark Project (1998) e Thief II: The Metal Age (2000) foram as principais inspirações para os pilares da jogabilidade de Thief VR.
Junto de Steven, estamos conectando os títulos de Thief através do tempo e das gerações de consoles. Desde que se uniu à Eidos-Montréal em 2008, sua experiência trabalhando em animação, cinematografia e, eventualmente, construção de narrativa para Thief (2014) tem sido inestimada como consultor de marca para a Vertigo e a Maze Theory. Ele também escondeu um segredo na história de Thief VR.
“No final de Thief (2014), a Eidos-Montréal tentou criar sua própria demo jogável de RV como parte do Projeto Morpheus da Sony para a primeira iteração do PlayStation VR”, revelou Steven. “Infelizmente, não tínhamos muita experiência em criar RV naquele momento, então o produto final acabou sendo um pouco difícil de jogar”.
Uma excelente narrativa de jogo é o resultado do jogador e do protagonista sentirem-se como um indivíduo, então a RV continua sendo uma escolha natural para a franquia. Estamos especialmente animados por ter sua ajuda para trazer Thief VR para o público, usando a tecnologia mais recente do PlayStation VR2.
Não vamos sair sem o que viemos buscar
Não é necessário ter jogado os outros títulos da franquia para se sair bem como uma ladra em Thief VR. Todos estão convidados a se tornar um mestre dos roubos nesse mundo criado quase 30 anos atrás. A RV desbloqueou um novo nível de tensão palpável pela qual os jogos da franquia Thief são conhecidos. Estamos ansiosos para ver como os jogadores do PS VR2 entrarão e sairão de situações tensas sem serem pegos a partir do dia 4 de dezembro.
As pré-vendas já estão disponíveis, com um desconto de 10% por tempo limitado.

