Durante uma sessão de perguntas e respostas na Twitch, Geoff Keighley, organizador e apresentador do The Game Awards, revelou algumas curiosidades.
Melhor Remake e Melhor Ator Coadjuvante no The Game Awards
Keighley diz que está considerando outros prêmios para adicionar ao show, incluindo Melhor Remake e Melhor Ator Coadjuvante (via VGC). Ele respondeu que embora não haja novas categorias este ano, a ideia de adicioná-las é discutida regularmente.
“Nada de novo neste ano”, disse ele. “Já vi pessoas online dizendo ‘por que você não tem uma categoria de Melhor DLC’, que é como a categoria de Jogo em Andamento”.
“Normalmente são jogos de serviço ao vivo, mas este ano o Cyberpunk 2077 foi nomeado, e quando as pessoas perguntam por que foi nomeado – bem, porque eles melhoraram muito o jogo base com a versão 2.0 e Phantom Liberty. Então isso está nessa categoria”, comenta.
“A outra coisa que as pessoas sempre perguntam é por que não temos uma categoria de Melhor Remake ou Remaster. Nós conversamos sobre isso. Acho que a questão é: existem cinco remakes incríveis todos os anos?”, questiona.
“Em alguns anos há – houve alguns [remakes] incríveis este ano, obviamente Resident Evil 4 foi nomeado para Jogo do Ano. Dead Space, um monte de outros bons que foram lançados este ano. E a questão também é: esses remakes não seriam elegíveis para Jogo do Ano?”, indaga. “Então, sim, nada de novo este ano em termos de categoria, mas é definitivamente algo sobre o qual falamos todos os anos e tentamos avaliar a melhor maneira de fazer isso”.
Mais tarde na transmissão, Keighley foi questionado se a categoria de Melhor Ator Coadjuvante seria algo que poderia ser adicionado ao show, dado o aumento do número de performances impressionantes possibilitadas pelo aprimoramento da tecnologia de captura.
Keighley respondeu que esta era outra categoria discutida, mas que sua inclusão teria prós e contras. “Já conversamos sobre isso”, explicou ele. “Há muitas apresentações excelentes”.
“Por outro lado, temos algumas pessoas que dizem ‘vocês se concentram um pouco demais nos aspectos narrativos dos jogos’ e ‘vocês são muito parecidos com o Oscar, têm roteiro e atuação e esses tipos de prêmios’, e ‘vocês deveriam se concentrar mais nas coisas voltadas para a jogabilidade'”.
“Apoiar a perfomance é algo em que definitivamente pensamos. Tenho orgulho de que nosso prêmio de atuação sempre tenha sido neutro em termos de gênero. Começamos em 2014, não temos [prêmios] de ator e atriz, na verdade apenas os misturamos em uma categoria de atuação, o que acho que foi a decisão certa que tomamos naquela época. Então, sim, nós conversamos sobre isso. Não há planos para este ano, mas é definitivamente algo que já foi conversado antes”.
Maior Segurança
Respondendo a uma pergunta separada, o apresentador abordou a questão dos invasores de palco, que tivemos tanto no The Game Awards 2022 quanto no Gamescom Opening Night Live 2023.
Quanto a mais medidas de segurança destinadas a impedir interrupções desta natureza, Keighley disse: “sim, estamos [adotando]. Não queremos falar sobre essas coisas publicamente só porque, você sabe, é segurança” (via VG247).
“Definitivamente temos planos”, continuou ele, “estamos tentando fazer tudo o que podemos para me manter seguro, mas também para todos que assistem ao show na plateia, as pessoas que participam do show e tudo mais. Então, sim, é algo em que estamos pensando e agradecemos a preocupação”.
Sem a frase “World Premiere”
Keighley revelou que o programa deste ano está se afastando de sua tradição de mostrar algo exclusivo e novo como “World Premiere” (estreia mundial).
Keighley explicou (via VGC) que para o show deste ano, os organizadores queriam que todas as revelações de jogos, sejam anúncios de jogos ou primeiras imagens, pudessem ficar lado a lado no evento.
Questionado por um espectador sobre o número de ‘estreias mundiais’ que o público deve esperar do The Game Awards 2023, Keighley respondeu: “não sei [se haverá a mesma quantidade]. Eu não contei, honestamente. Penso mais ou menos a mesma coisa, mas não sei… também, o que é uma estreia mundial?”.
“Na verdade, você verá este ano, muitas vezes colocamos esses cartões, ‘estreia mundial, estreia mundial’… estamos nos afastando disso, só porque tudo é tipo, ‘é uma primeira olhada? É um anúncio?’ etc. Então, tratamos tudo como um ótimo conteúdo de jogo”.
O apresentador e produtor disse que os espectadores devem esperar um tempo de execução e quantidade de conteúdo semelhantes aos dos anos anteriores. “Não quero citar um número, porque então isso vai repercutir na internet… mas provavelmente é semelhante aos anos anteriores em termos de duração do programa e conteúdo”, disse Keighley.
“Fizemos um pouco mais curto no ano passado, ou tentamos, mas então Chris Judge demorou um pouco com seu discurso. Provavelmente será semelhante ao ano passado, com um show um pouco mais curto”, comenta.
Polêmica da Categoria de Jogo Indie
Keighley compartilhou sua opinião sobre o debate em torno da indicação de Dave the Diver para Melhor Jogo Indie.
A indicação do jogo gerou debate sobre o que constitui um jogo indie, porque apesar de ter a aparência convencional de gráficos pixelados que alguns jogos indie têm, sua desenvolvedora Mint Rocket é uma pequena equipe dentro da Nexon, uma empresa sul-coreana que faturou US$ 1,8 bilhão em receita somente em 2021.
Keighley respondeu (via VGC) que a definição de um jogo independente é difícil de definir e que, em última análise, cabe ao júri do The Game Awards escolher os indicados.
“Olha, é uma ótima pergunta”, ele respondeu. “Indie pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes e é um termo bastante amplo”. “Você pode argumentar, indie significa o orçamento do jogo, indie significa onde estava a fonte de financiamento, significa o tamanho da equipe? É o tipo de espírito indie do jogo, ou seja, um jogo menor e um pouco diferente?”, questiona.
“Acho que todos têm a sua própria opinião sobre isto, e realmente confiamos ao nosso júri de 120 meios de comunicação globais que votam nesses prêmios, para tomar a decisão de ‘é algo independente’ ou não. Sabe, em outras indústrias, às vezes há coisas – acho que na indústria cinematográfica o orçamento não pode estar acima dessa quantia de dólares ou não é independente, então não sei”, pensa.
“Algumas pessoas disseram que Larian com Baldur’s Gate 3 é um jogo independente. Kojima Productions com Death Stranding, algumas pessoas dizem que é um jogo independente. E mesmo sendo um estúdio independente, é claro que é financiado pela PlayStation”, diz.
Keighley também destacou que alguns dos outros jogos indie indicados no The Game Awards deste ano têm publishers , perguntando: “se você tem uma publisher, ele ainda é indie ou não?”.
Dirigindo-se especificamente a Dave the Diver, Keighley disse: “esse jogo é feito por um grupo chamado Mint Rocket, é um jogo menor de um grupo menor, mas faz parte da Nexon, eles são funcionários da Nexon, que é uma publisher muito grande. Portanto, acho que é um debate e uma discussão justos – esse jogo é verdadeiramente independente ou não?”.
“E você pode argumentar de qualquer maneira. É indie em espírito e é um jogo pequeno, não sei qual é o orçamento, mas provavelmente é um jogo com orçamento relativamente pequeno, mas é de uma entidade maior, embora existam outros jogos nessa lista que são de muito estúdios menores. Mas mesmo algo como Dredge é publicado pela Team17, então é indie ou não, porque você tem uma publisher?”, continua.
“É uma coisa realmente complicada de descobrir e criar regras rígidas em torno disso, por isso deixamos as pessoas usarem seu melhor julgamento e você pode concordar ou discordar das escolhas. Mas o fato de Dave the Diver estar nessa lista significava que, de todos os jogos indies que o júri analisou, ou o que eles pensavam serem jogos indies, esse foi um dos cinco melhores que analisaram neste ano”, conclui.
The Game Awards 2023 será transmitido ao vivo no Peacock Theatre em Los Angeles na quinta-feira, 7 de dezembro.