O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.
Muitos acessórios do PS5, incluindo o controle sem fio DualSense, são projetados para suportar uma variedade de aparelhos além do PS5, incluindo PC, Mac e dispositivos móveis. Acreditamos que permitir a compatibilidade de nossos acessórios em múltiplas plataformas cria uma experiência de jogo mais flexível e fluida.
Como parte desse esforço, temos o prazer de anunciar que a versão beta mais recente da atualização do sistema PS5 apresentará um novo recurso que permite que os controles sem fio DualSense e DualSense Edge sejam pareados em vários dispositivos simultaneamente, facilitando a alternância entre eles sem a necessidade de parear sempre.
Além disso, também estamos compartilhando novos detalhes sobre o Power Saver para jogos — um novo modo que permite que jogos PS5 compatíveis sejam executados com menor consumo de energia e reduzam o impacto ambiental — que estará disponível posteriormente.
Embora o acesso ao beta seja limitado a participantes convidados em países selecionados*, planejamos lançar a atualização globalmente nos próximos meses. Se você for selecionado para participar do beta, receberá um convite por e-mail amanhã, quando ele estiver disponível para download. Alguns recursos disponíveis durante a fase beta podem não ser incluídos na versão final ou sofrer alterações significativas.
Aqui estão os detalhes de cada recurso:
Emparelhar um controle sem fio DualSense em vários dispositivos
Até agora, o emparelhamento era necessário sempre que você conectava um controle sem fio DualSense ou DualSense Edge a um dispositivo diferente, como PC, Mac e celulares.
Com esta atualização, agora você pode registrar até quatro dispositivos simultaneamente e alternar facilmente entre eles diretamente do seu controle. Por exemplo, você pode usar o controle que usa com o PS5 e alternar facilmente a conexão com um PC para jogar jogos de PC ou conectá-lo a um smartphone para aproveitar o Remote Play no seu PS5. Com essa flexibilidade aprimorada, você pode jogar com mais liberdade em vários dispositivos.
Como parear seu controle com vários dispositivos
Ao pressionar uma combinação do botão PS e um dos botões de ação (botão triangular/botão circular/botão cruzado/botão quadrado), você pode atribuir um dispositivo ao slot desejado.
Se um cabo USB estiver conectado ao seu controle, desconecte-o antes de parear.
- Certifique-se de que a barra de luz e o indicador de jogador do seu controle estejam desligados. Se estiverem ligados, pressione e segure o botão PS até que se apaguem.
- Pressione e segure um dos botões de ação (triângulo, círculo, cruz ou quadrado) e o botão PS por mais de 5 segundos. A barra de luz e o indicador do jogador piscarão duas vezes.
- Ative o Bluetooth no seu dispositivo e selecione a opção para adicionar dispositivos Bluetooth. Seu dispositivo detecta dispositivos Bluetooth próximos.
- Selecione seu controle entre os dispositivos detectados. A barra de luz acenderá e as luzes indicadoras do jogador piscarão de acordo com o número do slot.
Como alternar dispositivos
Após o dispositivo ser registrado no seu controle, você pode alternar entre eles pressionando o botão PS e os botões de ação (triângulo, círculo, cruz ou quadrado) correspondentes a um slot. Você pode fazer isso com o controle ligado ou desligado.
- Ligue o dispositivo ao qual você deseja se conectar.
- Pressione e segure um dos botões de ação e o botão PS por cerca de 3 segundos. Quando a barra de luz e o indicador de jogador piscarem, solte ambos os botões. A barra de luz acenderá e as luzes do indicador de jogador piscarão de acordo com o número do slot.
Número do slot | Botão usado | Luzes indicadoras do jogador | Dispositivo conectado (exemplo)** |
---|---|---|---|
Slot 1 | Botão PS e botão Triângulo | Uma luz acesa | PS5 |
Slot 2 | Botão PS e botão Círculo | Duas luzes acesas | PS5 Pro |
Slot 3 | Botão PS e botão Cruz | Três luzes acesas | PC com Windows |
Slot 4 | Botão PS e botão quadrado | Quatro luzes acesas | iPhone |
**Exemplo de dispositivos que podem ser conectados a cada slot. Veja aqui a lista de dispositivos e versões de sistema operacional compatíveis com conexões Bluetooth com o controle sem fio DualSense e o controle sem fio DualSense Edge.
No horizonte: Economia de energia para jogos
Na SIE, estamos comprometidos com o plano ambiental “Road to Zero” da Sony , lançado em 2010, que inclui atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa (GEE) até 2040***. Estamos sempre explorando como podemos contribuir para essas metas por meio de nossos produtos e serviços.
Com esta atualização, você poderá notar uma nova opção no menu de configurações chamada Economia de Energia. Embora esse recurso não esteja disponível durante a fase beta, após o lançamento oficial, os jogos de PS5 compatíveis reduzirão o desempenho**** e permitirão que o PS5 reduza o consumo de energia quando o recurso for habilitado opcionalmente pelos jogadores. Se não estiver habilitado, ou se os jogos não forem compatíveis com o recurso, o desempenho não será reduzido e o consumo de energia não será reduzido.
Compartilharemos mais detalhes sobre essa nova opção conforme nos aproximamos do lançamento, incluindo jogos de PS5 compatíveis e o impacto estimado, então fique ligado!
Agradecemos a todos os nossos fãs por compartilharem suas sugestões, ideias e feedback. Os participantes do Beta começarão a receber e-mails a partir de amanhã – então fiquem de olho!
*O acesso ao beta do PS5 estará disponível para participantes selecionados nos EUA, Canadá, Japão, Reino Unido, Alemanha e França (mesmos países dos nossos betas anteriores de software de sistema).
***O Grupo Sony se compromete a atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor até o ano fiscal de 2040, a partir do ano fiscal de 2018, aprovado pela Science Based Targets Initiative (SBTi). Para mais informações sobre nosso impacto organizacional e nosso compromisso aprovado pela SBTi de atingir emissões líquidas zero até 2040, consulte o Relatório de Sustentabilidade da Sony de 2024.
****Enquanto o Economizador de Energia estiver ativo, o modo VR não estará disponível. Além disso, alguns recursos de jogo podem ser limitados.