O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.
Muitos de vocês que jogaram A Ascensão do Ronin devem ter reparado em alguns elementos vindos de trabalhos anteriores da Team Ninja, como Ninja Gaiden e Nioh. Hoje temos o prazer de compartilhar algumas histórias dos bastidores do desenvolvimento do jogo pela primeira vez.
Conexões com Ninja Gaiden
A armadura de Ninja de Iga é uma das conexões entre A Ascensão do Ronin com Ninja Gaiden, um jogo de ação da Team Ninja.
Logo no começo da fase de desenvolvimento, nós dissemos à equipe XDEV do PlayStation Studio que tínhamos vontade de incluir trajes da série Ninja Gaiden. Enquanto decidíamos que trajes e armas deveríamos implementar, chegamos ao consenso de que o traje do personagem principal, Ryu Hayabusa, era o mais icônico e identificável para ser usado como modelo de armadura no jogo.
Dizem que, historicamente, os ninjas pertenciam ao período Bakumatsu (fins do século XIX), que é justamente a época em que A Ascensão do Ronin é ambientado, por isso temos uma grande proximidade entre as visões de mundo em ambos os títulos.
Um dos estilos de combate, o Hayabusa-ryu, foi inicialmente implementado na mesma velocidade do original, mas isso levou a ataques tão rápidos e tão poderosos que ficava complicado ajustá-lo à cadência de A ascensão do Ronin.
Além dos movimentos icônicos de Hayabusa como o Izuna Drop, nós incorporamos o máximo possível de técnicas de Ninja Gaiden, como por exemplo sua Técnica Ultimate.
A Ascensão do Ronin marca a primeira aparição de um conteúdo relacionado a Ninja Gaiden no PS5, isso faz com que seja desafiador recriar tais recursos em formado 4K de alta resolução. Os trajes característicos dos ninjas Hayabusa-ryu, como o item para cabeça inspirado em uma ave de rapina e a armadura sem mangas, foram reproduzidos em armas e materiais do final do período Edo, então acreditamos que eles se encaixam perfeitamente na ambientação do jogo e torcemos para que as referências caiam no gosto de fãs da série.
Conexões com Nioh
Já tem quase dois meses desde que A Ascensão do Ronin foi lançado, então já posso dar um pequeno spoiler: William, o personagem principal de Nioh, é um chefe secreto no jogo. Bem no começo da fase de planejamento nós decidimos que ele deveria aparecer, porque achávamos que seria uma boa surpresa para quem jogou a série Nioh.
Como o jogo se passa no final do período Edo, quando as culturas japonesa e ocidental começaram a se misturar, e muitos ocidentais, como o Comodoro Matthew Perry, aparecem, acredito que a aparência de William trajando armadura foi implementada de uma forma que parecesse natural.
Quanto ao estilo de combate Nioh-ryu, a princípio cogitamos fazer das três posturas características da série — superior, intermediária e inferior — estilos independentes, mas, como os controles seriam muito complicados e nos parecia que em Nioh, na verdade, o jogador deve lutar alternando entre as três posturas em tempo real, nós o implementamos como um estilo que engloba as três posturas. Nioh conta com uma grande quantidade de técnicas, então foi complicado decidir quais deveríamos incluir.
A armadura que ele está usando é baseada na armadura escura que aparece na série Nioh e incorpora elementos que evocam a angústia tão característica na transição do período visto em Nioh para a era Edo.
O efeito do Ímpeto Laminar de A Ascensão do Ronin é o mesmo que o do Zanshin em Nioh. Também é possível usar Ruten ao segurar o botão de artes marciais usando qualquer postura, sem a necessidade de trocá-la. É um estilo difícil de dominar, mas acreditamos que ele foi incorporado à ação bem ao estilo da Team Ninja, então tomara que vocês experimentem.
Tirando a aparição de William, não há qualquer outra influência de Nioh ou de Ninja Gaiden na história, então mesmo quem nunca jogou estes jogos poderá se divertir e explorar o mundo de A ascensão do Ronin.
Eu lembro que o projeto de desenvolvimento de A Ascensão do Ronin começou há mais de sete anos. O jogo aborda muitos desafios novos, oferece o tipo de ação e ambientação tão característicos da Team Ninja e, como já dissemos aqui, acreditamos que ele está repleto de elementos que agradarão aos fãs dos títulos anteriores. Tomara que este artigo ajude você a curtir ainda mais o mundo do jogo!
Ah, tem mais! Nós ainda lançaremos uma atualização neste mês, em (data de lançamento).
Conteúdos novos e expandidos:
- Cinco novas missões aliadas;
- Possibilidade de desmantelar a ordem pública mais uma vez ao jogar novamente na dificuldade Meia-noite;
- Recurso de sincronia de nível para missões de Testamento da Alma;
- Dois novos bônus de conjunto para a dificuldade Meia-noite;
- Adição de parceiros de treino no dojo;
- Adição de bônus de tipo de habilidade marcial e aumento no limite de pontuação.
Melhorias de jogabilidade:
- Aumentamos o limite de número de estilos para 6 quando as armas equipadas 1 e 2 forem do mesmo tipo;
- Alteramos as especificações, assim o equipamento especial é concedido mesmo que o jogador não confesse;
- Alteramos as especificações, assim as saudações entre os personagens voltam ao normal com o tempo após um rompimento;
- Facilitamos a seleção de personagens com níveis díspares.
Agradecemos a vocês por continuarem apoiando A Ascensão do Ronin!