A Ascensão do Ronin

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Para quem já conhece ou está chegando agora aos jogos da Team Ninja, A Ascensão do Ronin oferece um sistema de combate aprofundado e gratificante, ambientado no pouco explorado período Bakumatsu japonês. Com o jogo sendo lançado amanhã, falei com Yosuke Hayashi, produtor, e Fumihiko Yasuda, produtor e diretor de A Ascensão do Ronin, para pegar umas dicas para quem vai ingressar na Espada Secreta.

Teste estilos de combate

A Ascensão do Ronin permite equipar uma arma principal (espadas, punhos e lanças) e uma arma secundária, que podem ser uma combinação de revólveres, shurikens, arcos, fuzis e mais. Ao começar, você só terá um estilo de combate disponível para cada arma principal. À medida que avança, você desbloqueará mais estilos aplicáveis, oferecendo maneiras totalmente diferentes de atacar.

Mas não é só você que usa os estilos de combate — seus inimigos também têm estilos próprios, e você terá que se adaptar a eles. Reconhecer o estilo usado pelo adversário permite escolher um estilo de combate vantajoso para combatê-lo, acelerando a derrota do inimigo. Mudar rapidamente de estilo é a chave para se dar bem nos combates.

Você pode aprender novos estilos ao avançar na história, encarar inimigos mais árduos e criar elos com certos personagens e facções da história. Experimente diferentes tipos para encontrar uma combinação que funcione para você.

O Contrafulgor é importante, mas…

O Contrafulgor (ativado pelo botão triângulo) consiste em atacar e aparar ao mesmo tempo. Aplicada no momento certo, essa habilidade pode ser usada para defletir boa parte dos golpes inimigos, até ataques assassinos com coloração vermelha. Mas usar o Contrafulgor não é sua única ferramenta de autodefesa. É possível combiná-lo com movimentos de bloqueio e esquiva para deixar os adversários em alerta.

Alguns inimigos ficarão extremamente agressivos, outros vão esperar uma brecha para atacar. Uns até podem tentar pular para alcançar você. Escolha se quer defletir, bloquear ou rolar para longe e reconheça o que funciona melhor contra o ataque do inimigo. Essa é a diferença entre a vitória e uma morte rápida.

Busque novos caminhos

A Ascensão do Ronin tem uma história envolvente e cheia de detalhes num mundo aberto, no qual você encontrará uma série de missões secundárias, personagens com os quais criar elos, lugares emblemáticos para visitar e gatos para acariciar. Fazer tudo isso e aceitar missões de monges, viajantes, comerciantes e outros personagens fará você conhecer mais desse mundo maravilhoso, além de servir para que você avance nos elementos de RPG do jogo e crie uma configuração perfeita para seu estilo de jogar. Há muito para descobrir na história principal, então fique de olho nela.

Como fazer amigos e influenciar pessoas

Na abertura de A Ascensão do Ronin, você estará em Yokohama, uma cidade portuária que recebeu bastante influência do Ocidente durante o período Bakumatsu. Como resultado, você encontrará os mais diversos personagens, todos com suas próprias crenças sobre o futuro do Japão. Muito da história gira em torno desse confronto de ideias, e você terá que transitar entre grupos favoráveis e contrários ao xogunato, além de forças do Ocidente.

Construir relacionamentos com membros dessas facções é parte central dessa aventura, num sistema de elos que pode afetar sua experiência de jogo. Fortaleça seu elo com certas pessoas para desbloquear novas habilidades, armas e itens, que de outra maneira ficariam inacessíveis a você. Escolher uma ou outra facção terá uma influência drástica na narrativa do jogo e na sua experiência em missões importantes, além de alterar quem serão seus aliados durante suas aventuras.

Você pode fortalecer seu elo com cada região do mapa ao eliminar bases conturbadas de bandidos, fazer serviços para os habitantes locais e caçar fugitivos perigosos. Um elo mais forte com cada região resulta em descontos nas lojas de comerciantes, entre outras vantagens.

Explore o que poderia ter sido

Suas escolhas afetam o desenrolar da história em A Ascensão do Ronin. No papel de ronin, você verá as consequências de seus atos o tempo inteiro. Mas e se você pudesse tomar outras decisões?

Assim que você chegar à cidade de Edo, o recurso Testamento da Alma será desbloqueado, permitindo que você volte a jogar missões já cumpridas para ver o que aconteceria se você seguisse outro caminho. Tome outras decisões e veja se é possível mudar a história que você já conhece. Então, se tiver uma decisão particularmente difícil de tomar, não se preocupe: você tem a opção de explorar outros caminhos.

Escolha a dificuldade ideal para você

Desde o começo, A Ascensão do Ronin oferece três configurações de dificuldade:

  • Alvorada: oferece recursos como efeito de item de recuperação aumentado e consumo de Ki reduzido durante ataques. É o modo perfeito para quem tem interesse pela história e por explorar o mundo do jogo.
  • Entardecer: a configuração padrão, oferecendo um desafio equilibrado para todo mundo.
  • Crepúsculo: o maior desafio que o jogo oferece, esse modo torna a experiência muito mais árdua, com inimigos mais agressivos e ataques ainda mais letais.

A dificuldade pode ser redefinida a qualquer momento no mundo. Você também pode aumentar ou reduzir a dificuldade em momentos importantes enquanto tenta cumprir sua missão. Se quiser encarar o modo Crepúsculo, é melhor se preparar para o desafio!

Com essas dicas, você deve estar com tudo pronto para a jornada que lhe espera quando A Ascensão do Ronin for lançado para o PS5 em 22 de março.

Winz.io