Takashi Iizuka fala sobre Sonic X Shadow Generations; compilado de Origens Sombrias com cena extra

Sonic X Shadow Generations

A SEGA divulgou um compilado com os três episódios de ‘Sonic X Shadow Generations: Origens Sombrias‘ (‘Sonic X Shadow Generations Dark Beginnings’).

O conteúdo é exatamente o mesmo, porém no fim dele há uma cena pós-créditos.

Paralelo a isso, temos o texto abaixo que foi publicado pela Epic Games.


Simplesmente não existe outro personagem na série Sonic the Hedgehog como Shadow the Hedgehog. Desde a sua introdução em Sonic Adventure 2, de 2001, a contraparte sombria do velocista azul-cobalto explodiu em popularidade entre os fãs, a ponto de ficar lado a lado com o próprio Sonic e, a certa altura, eclipsá-lo.

Não é de se admirar, portanto, que a SEGA e a Sonic Team continuem dando aos fãs mais daquilo que eles querem. Shadow tem aparecido regularmente em uma grande variedade de jogos, quadrinhos e programas de TV nos últimos 23 anos. Em 2005, ele até estrelou seu próprio jogo solo — um feito do qual poucos personagens de Sonic podem se gabar.

Este ano, carinhosamente apelidado de “O ano de Shadow”, os holofotes estão brilhando mais do que nunca para ele. E, inicialmente, a empolgação se concentrou no lançamento em dezembro de Sonic the Hedgehog 3, o filme mais recente do Sonic, que apresenta Shadow como personagem de destaque.

Mas, tal como um nível clássico de Sonic, Takashi Iizuka, o chefe da Sonic Team, foca em aproveitar o embalo. Ele e sua equipe estavam cientes de que tinham uma oportunidade de ouro nas mãos de capitalizar todo o entusiasmo em torno do Shadow e criar algo novo que pudesse servir de complemento ao filme e expandir ainda mais a base de fãs dele.

“Nós sabíamos que a Paramount iria se concentrar no Shadow no terceiro filme”, explica Iizuka. “Do ponto de vista da SEGA, queríamos um jogo em que também pudéssemos focar no Shadow com uma nova jogabilidade, e foi aí que surgiu a ideia de começar a trabalhar com a equipe do [produtor Shun] Nakamura. Já temos o Shadow no filme, então precisamos de algo, do ponto de vista do jogo, que também se concentre nele para aproveitar esse apelo mundial”.

Nos últimos anos, a Sonic Team conquistou um grande sucesso remasterizando títulos antigos. Analisando novamente seu extenso catálogo, eles notaram um jogo que os fãs adoravam: Sonic Generations, o amado sucesso de 2011 que reuniu as versões clássica e moderna do Sonic, revisitando e comemorando alguns dos níveis e momentos mais icônicos dos primeiros 20 anos da série.

As peças estavam se encaixando. A SEGA e a Sonic Team queriam aproveitar a onda de entusiasmo em torno do Shadow. Os fãs adoravam Sonic Generations. Será que haveria uma maneira de agradar gregos e troianos? A resposta foi SONIC X SHADOW GENERATIONS, uma remasterização de Generations com uma nova campanha centrada no Shadow que ocorre paralelamente à história do jogo original. Assim como Sonic Generations comemorou a história do Sonic, SONIC X SHADOW GENERATIONS faz o mesmo com o Shadow.

E que história rica o personagem tem.

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Terios

Durante sua fase conceitual no final dos anos 90, Shadow era conhecido como Terios (que significa “reflexo de”), um ouriço preto que ostentava uma cicatriz feia no olho e um lenço elegante. Como seu nome indicava, Terios deveria atuar como uma contraparte sombria de Sonic, inspirado em super-heróis americanos corajosos como Spawn.

Com o tempo, ele se transformou no Shadow the Hedgehog que os fãs conhecem e amam hoje. Mas, em um divertido retorno à sua aparência original, aqueles que comprarem SONIC X SHADOW GENERATIONS Digital Deluxe Edition na pré-venda receberão uma skin de Terios para o Shadow, criada exclusivamente para o jogo. “Provavelmente, esta será a única vez em que você poderá jogar um jogo como Terios, o personagem conceitual”, diz Iizuka.

No universo da série, Shadow foi criado pelo Professor Gerald Robotnik para ser a forma de vida suprema do mundo — mais especificamente, ele foi um experimento para descobrir como curar sua neta, Maria, cuja vida corria risco por causa de uma doença grave. No entanto, o Projeto Shadow foi considerado muito ameaçador pelo governo, que enviou um esquadrão de tropas para encerrá-lo. Durante o processo, Shadow foi evacuado em uma cápsula de fuga por Maria (com quem ele havia criado um forte vínculo) antes de vê-la ser morta.

Dominado pela dor, Shadow jurou vingança contra a humanidade antes de ser preso pelos militares e selado. Durante 50 anos, Shadow permaneceu preso em um estado de animação suspensa, até que o descendente de Gerald, Dr. Eggman, o descobriu no início de Sonic Adventure 2.

É uma história de fundo bastante pesada para um personagem de Sonic the Hedgehog, mas Iizuka atribui a ela a popularidade imediata de Shadow entre os fãs.

“Em Sonic Adventure 2, Shadow estava lá para ser um personagem rival do Sonic”, diz ele. “Mas, até aquele momento, nunca houve personagens com uma história de fundo na série de Sonic. Esse foi, de fato, o primeiro personagem no qual a equipe se aprofundou — quem era o personagem, por que ele estava ali e quais eram suas motivações. Acho que foi isso que permitiu que as pessoas tivessem um relacionamento forte com Shadow, que entendessem e realmente gostassem do personagem.”

Ao longo de Sonic Adventure 2, Shadow atuou como antagonista de Sonic e sua equipe, ajudando Eggman a reunir as Esmeraldas Chaos em seu plano para dominar o mundo. No entanto, foi somente no clímax do jogo que as verdadeiras intenções de Shadow foram reveladas: destruir o planeta que havia se voltado contra ele e levado embora a única família que ele tinha.

Shadow logo enxergaria o erro de suas intenções, entendendo que o último desejo de Maria era que ele protegesse a humanidade e, na batalha final do jogo, ele aparentemente sacrificou própria vida para salvar o planeta que sua única amiga verdadeira amava. Assim, a história de Shadow the Hedgehog chegou ao fim.

… Ou, pelo menos, teria terminado se o personagem não tivesse disparado nas paradas de popularidade do Sonic.

“Naquela época, não havia redes sociais, então, quando lançávamos um jogo, não dava para saber a opinião do público instantaneamente”, conta Iizuka, “mas a equipe recebia muitas cartas dos fãs. Ouvimos muitas pessoas do mundo externo falando sobre como Shadow era um personagem legal, e eles queriam ver mais. Mesmo dentro da SEGA, muitas pessoas diziam: ‘Nossa, o Shadow é tão maneiro. Nós adoraríamos ver o Shadow no próximo jogo’. Conversas assim estavam surgindo aqui e ali. Quando estávamos criando Sonic Heroes, a equipe queria encontrar uma maneira de trazer Shadow de volta ao universo e contar mais histórias com o personagem.”

E assim Shadow retornou em Sonic Heroes, de 2004, apenas um jogo depois — embora a dúvida sobre ter sido o mesmo Shadow que aparentemente morreu no final de Sonic Adventure 2 ou um androide criado pelo Dr. Eggman tenha gerado objeto de intenso debate entre o fandom na época.

Esse mistério não seria respondido até o jogo homônimo do Shadow de 2005, no qual foi revelado que Eggman o encontrou e cuidou dele até que se recuperasse — embora não antes de criar um exército de androides Shadow para seu próprio uso. Mais detalhes sobre o nascimento de Shadow também foram revelados, incluindo o fato de que seu criador, o Professor Gerald, recorreu a um comandante alienígena maligno chamado Black Doom para obter uma amostra de DNA e completar a criação do Shadow.

A história do personagem foi concluída em Sonic the Hedgehog, de 2006, quando Shadow entrou para o exército como agente especial, finalmente deixando seu passado para trás e concentrando toda a sua atenção na proteção do planeta, como Maria queria.

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O retorno de Black Doom

Desde o final dos anos 2000, Shadow ficou um pouco em segundo plano na lista de personagens do Sonic, já que a maior parte do foco foi para o próprio ouriço azul, embora ele ainda fizesse aparições regulares na televisão e nos quadrinhos. Com SONIC X SHADOW GENERATIONS, Shadow e sua rica história voltam ao centro das atenções pela primeira vez em quase 20 anos.

No Sonic Generations original, um monstro conhecido como o Time Eater rasga o tempo e o espaço, capturando os amigos de Sonic e forçando o borrão azul a revisitar locais e inimigos de seu passado. Enquanto a maioria dos personagens do jogo fica congelada no tempo até que Sonic os salve, Shadow permanece visivelmente ausente durante a maior parte da aventura, participando apenas de uma pequena luta contra um chefe no final do jogo.

Shun Nakamura, o produtor de SONIC X SHADOW GENERATIONS, procura usar essa nova campanha centrada em Shadow para preencher algumas lacunas.

“A equipe disse: ‘Ok, sabemos que o Shadow apareceu em Sonic Generations. Não seria interessante contar a história do que Shadow estava fazendo enquanto Sonic Generations estava acontecendo?'”, diz Nakamura. “Essa foi a ideia que tivemos: a história de Shadow está acontecendo em paralelo à do Sonic.”

Com a continuidade do espaço-tempo em desordem graças ao Time Eater, Shadow também se verá revisitando lugares e pessoas de seu passado. Alguns, como seu criador, o Professor Gerald, e sua querida amiga Maria, serão um colírio para os olhos.

Outros não serão tão amigáveis, como os antigos inimigos de Shadow, Mephiles the Dark, o Biolizard e Black Doom. Este último atua como o antagonista principal da campanha de Shadow. Iizuka explica por que Black Doom é um adversário apropriado para o Shadow de uma forma que outros vilões, como o Dr. Eggman, não seriam.

“Sonic e Eggman têm essa relação em que estão sempre se enfrentando”, diz Iizuka. “Sonic e Eggman são uma ótima combinação. Eles casam bem. São rivais muito bons. E a equipe pensou que Shadow contra Eggman não combinava. O Shadow é um personagem sombrio e muito forte. Precisamos de alguém que seja mais sombrio e mais forte que ele.”

“Foi mais ou menos assim que começou toda a ideia do Black Doom. Como você sabe, em Shadow the Hedgehog, no final, Shadow derrota Black Doom — mas como estamos em Generations, podemos trazê-lo de volta.”

Iizuka faz segredo sobre os detalhes específicos da história em relação a como a rivalidade de Shadow e Black Doom será retratada ou como a história de Shadow potencialmente se liga à de Sonic, mas a narrativa do jogo promete ser envolvente e surpreendente.

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Rail Canyon

É claro que não seria uma comemoração de Shadow sem níveis clássicos de seu passado (ou, em alguns casos, futuro) para correr. Um novo lote de níveis favoritos dos fãs da história da série estará presente em SONIC X SHADOW GENERATIONS, incluindo Radical Highway de Sonic Adventure 2, Kingdom Valley de Sonic the Hedgehog de 2006 e até mesmo níveis mais recentes, como Sunset Heights de Sonic Forces e Chaos Island de Sonic Frontiers.

Uma pesquisa de fãs on-line determinou parcialmente quais níveis da história do Sonic seriam representados no Sonic Generations original. Embora não tenha havido essa pesquisa desta vez, a equipe se empenhou muito para determinar quais níveis da série representariam melhor Shadow e que não foram vistos no jogo original.

“Conversei muito com Iizuka-san sobre quais níveis selecionar, quais áreas apresentar às pessoas no jogo”, diz Nakamura. “Queríamos ter certeza de que muitas caixas de seleção fossem marcadas. Precisávamos de uma variedade de áreas diferentes para as pessoas se divertirem, mas elas também tinham que ser lugares que fossem realmente familiares aos jogadores — que, se você for fã do Shadow, gostaria de ver no jogo. Também tivemos que nos certificar de que poderíamos incluir as novas habilidades que o Shadow poderia usar nesses níveis.”

“Tivemos muitas conversas e, no fim das contas, o que foi definido para o jogo foi o que Iizuka-san, a equipe e eu achamos que atenderia ao máximo esses requisitos”, continua Nakamura.

Um nível específico que está voltando tem um lugar especial no coração de Iizuka.

“Eu realmente gostei de muitas das fases que foram trazidas de volta, mas a mais marcante para mim foi Rail Canyon de Sonic Heroes“, explicou Iizuka. “Essa foi uma fase que eu mesmo criei, na época. Na maioria das fases, você corre no chão sem parar. Eu me desafiei a fazer uma fase em que não houvesse chão. Só vamos fazer uma fase com trilhos, mas ela tem que ser divertida e boa de jogar. Como podemos adicionar elementos para manter a jogabilidade nos trilhos divertida do início ao fim?”

“Agora que essa fase foi trazida de volta, foi um grande prazer para mim ver os gráficos incríveis e o excelente trabalho que a equipe de arte e design fez para modernizar essa fase clássica que criei originalmente”, continuou Iizuka. “Achei que ficou realmente linda e muito bem elaborada. Não foi simplesmente refazer algo antigo. Nós realmente adaptamos a fase para o formato do Sonic Generations. Fiquei muito satisfeito em ver essa fase de volta.”

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Controlando o caos

Já se passaram 13 anos desde o primeiro lançamento de Sonic Generations, e embora a base da jogabilidade de Sonic não tenha mudado muito nos anos seguintes, a Sonic Team fez alguns ajustes na fórmula para os lançamentos seguintes. Voltar ao estilo clássico de Sonic ao mesmo tempo em que se criava algo novo para Shadow foi um desafio interessante para a equipe.

“Tivemos que olhar para Sonic Generations como um produto finalizado e entender: ‘Certo, esse é o design de jogo de Sonic Generations, mas como podemos melhorar isso para 2024?'”, disse Nakamura.

“O que faria o Shadow ser legal?”, continuou Nakamura. “Como podemos criar essa nova jogabilidade para Shadow Generations que ainda traga a sensação de um jogo no estilo de Generations (porque essa é a filosofia de design), mas também seja moderno e diferente, já que estamos focados no Shadow e usando técnicas que não tínhamos em 2011 com hardware que ainda não existia? Esse foi o processo de pensamento da equipe ao criar a parte de Shadow Generations.”

Assim como foi com Sonic, o estilo de jogo de Shadow foi ajustado inúmeras vezes ao longo dos anos. Além de ser capaz de fazer quase tudo que Sonic faz, Shadow historicamente lutou com armas, socos e, claro, seus poderes baseados no Caos. A habilidade mais icônica de Shadow é sua técnica de Controle do Caos, que permite usar o poder das Esmeraldas do Caos para distorcer o tempo, geralmente para aumentar sua velocidade de movimento enquanto luta contra inimigos. Em SONIC X SHADOW GENERATIONS, Nakamura e a equipe criaram novas maneiras empolgantes de usar essa habilidade clássica.

“Controle do Caos costumava ser o ataque final para derrotar alguém”, disse Nakamura. “Mas nesse jogo, não é simplesmente um ataque final. Você pode usar essa habilidade em praticamente qualquer parte do jogo. Por ser algo tão icônico do Shadow, queríamos integrar o uso do Controle do Caos no design de nível das fases. Enquanto avança pelas fases, você pode parar o tempo e identificar algum lugar no qual pode subir por ter parado o tempo, por exemplo.”

“Espero muito que as pessoas se divirtam usando o Controle do Caos nesses momentos e encontrem vários dos segredos de design de nível que colocamos no jogo. Acho que é uma habilidade muito legal e única”, continuou Nakamura.

Shadow também terá um novo conjunto de habilidades: os Poderes Doom, que permitem que Shadow melhore suas capacidades de combate ou atravesse terrenos difíceis. Por exemplo, Doom Blast manda os inimigos para longe com uma onda crescente de energia sombria, enquanto Doom Morph transforma Shadow em uma estranha criatura parecida com uma lula, capaz de correr por poças mortais de energia roxa e balançar em pontos de agarrar. Todos esses novos poderes foram projetados para diferenciar ainda mais Shadow de Sonic mecanicamente.

“Shadow é um personagem que faz de tudo para atingir seu objetivo”, disse Nakamura. “Ele usará tudo o que estiver à sua disposição. Sabíamos que Black Doom também estava na jogada e, por isso, achamos que seria uma boa oportunidade de dar novos poderes a Shadow. Sonic é um jogo de ação de plataforma muito acelerado em que você corre, pula e desliza, mas o que Shadow poderia fazer que mudaria a jogabilidade?”

“Queríamos dar a Shadow muitas habilidades e ações legais que diferenciassem bastante Shadow Generations da parte de Sonic Generations“, continuou Nakamura. “Os Poderes Doom não apenas são muito legais, mas também nos permitiram criar diferentes maneiras de avançar pelos níveis e criar uma jogabilidade única que parecia fiel ao que Shadow poderia fazer e faria.”

Os Poderes Doom também servem como um meio natural de ajudar Shadow a progredir no mundo central do jogo. O Sonic Generations original contava com uma central 2D simples chamada White Space que conectava os vários níveis do jogo uns aos outros.

Este conceito foi bastante expandido na campanha de Shadow. Deixando de lado as seções 2D menores, a versão do White Space em que Shadow se encontra é um enorme parque de diversões 3D, semelhante às zonas abertas apresentadas no título mais recente do Sonic, Sonic Frontiers de 2022.

“Com Frontiers, nós queríamos usar a filosofia de design de jogo de área aberta para criar esse espaço realmente amplo e aberto para as pessoas explorarem como quisessem”, disse Nakamura. “Quando estávamos criando a área central do White Space para a parte Shadow Generations, queríamos oferecer uma experiência semelhante.”

“Aplicamos muitas das lições que aprendemos com Frontiers em Shadow Generations, em que pegamos essa ilha enorme e condensamos, mantendo a essência de uma área aberta, mas tornando-a menor e mais jogável”, continuou Nakamura. “Uma das ferramentas que nos permitiram executar isso foram os Poderes Doom. Nós controlamos por onde você pode correr. À medida que ganha novos Poderes Doom, você pode encontrar novos lugares para explorar nesse mundo central do White Space.”

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Modernizando um clássico

Para muitos jogadores, a nova campanha focada no Shadow será o grande destaque, mas isso não quer dizer que o Sonic Generations original não receberá algumas melhorias também. Afinal, o design de jogos mudou muito nos últimos 13 anos, tanto para a Sonic Team quanto para a indústria como um todo.

A Sonic Team está tomando muito cuidado para encontrar um equilíbrio, adicionando recursos adicionais úteis à remasterização sem remover nada da experiência principal tão amada pelos fãs. Por exemplo, os fãs adoram o Drop Dash, uma habilidade mais nova no arsenal clássico do Sonic que surgiu em Sonic Mania de 2017. Foi muito natural incluir isso em SONIC X SHADOW GENERATIONS, pois Nakamura e sua equipe sabiam que os fãs iriam gostar.

Em contraste, a equipe removeu o sistema clássico de Vidas e o conceito de Game Overs, relíquias de uma era passada que foram cada vez mais eliminadas dos jogos de plataforma modernos.

Sonic Generations é um daqueles jogos clássicos que as pessoas amam, então não queremos mudar isso”, disse Nakamura. “Mas entendemos que há muitos elementos de Sonic Generations que estão presos no passado, e queríamos ter certeza de modernizar isso. Fizemos algumas mudanças na base da experiência do jogo, mas não queríamos mudar os níveis ou fazer algo diferente. Queríamos proporcionar a experiência de Sonic Generations.”

É verdade que Sonic Generations nunca foi um jogo particularmente longo, especialmente para aqueles que jogaram as fases apenas uma vez e nunca mais. Esses jogadores podem ter perdido várias nuances do design de níveis do jogo, então a Sonic Team integrou um novo recurso projetado para enriquecer o jogo.

“Queremos que as pessoas explorem mais as fases e se envolvam mais em correr e encontrar novos lugares dentro dos Atos”, disse Nakamura, “então incluímos um novo sistema chamado Chao Rescue. Escondemos Chao em todas as fases e, ao alcançar diferentes áreas e encontrar lugares onde você nunca esteve antes (mesmo no Sonic Generations original), você pode encontrar um Chao. Isso realmente encoraja o jogador a explorar mais o nível em vez de apenas correr pelo cenário uma vez e pronto.”

Mesmo sem levar em consideração esse novo recurso, Nakamura afirma que a parte de Shadow do jogo é comparável em duração à campanha de Sonic.

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Quem comprar SONIC X SHADOW GENERATIONS Edição Digital Deluxe terá ainda mais diversão, embora nem tudo esteja disponível imediatamente após o lançamento. Um visual adicional para Shadow o transformará na versão do cinema de seu personagem, com a voz de Keanu Reeves e um nível adicional baseado em um local do filme. Outros recursos adicionais incluem um livro de arte digital e trilha sonora, além da já mencionada skin de Terios. “Se você comprar a Edição Digital Deluxe, isso estará incluído”, explica Iizuka. “Recomendamos muito a Edição Digital Deluxe para quem for fazer a compra na pré-venda ou comprar após o lançamento, porque tem muito conteúdo excelente.”

Sonic Generations original foi criado para comemorar os 20 anos de Sonic the Hedgehog. Uma curiosidade interessante é que o tempo entre a chegada de Shadow em Sonic Adventure 2 e o lançamento de SONIC X SHADOW GENERATIONS será ainda maior. Isso é uma prova da popularidade contínua de Shadow, e a Sonic Team quer continuar a dar aos fãs o que eles querem, seja Shadow ou outros personagens que não ganham destaque há algum tempo.

“Tivemos muitos jogos e muitos personagens”, disse Nakamura. “Muita coisa foi construída nesse mundo do Sonic. Fico muito feliz pelo apoio das pessoas e por podermos continuar desenvolvendo esse mundo. Sabemos que os fãs sempre dizem “Quero ver esse personagem de volta”, e a equipe é muito grata por todo o amor que nossos fãs têm pelas nossas criações. Recebemos muitos pedidos sobre todos esses personagens que queremos tentar trazer de volta, mas nossos recursos e tempo são limitados.”

“Continuaremos fazendo jogos e trazendo experiências excelentes aos fãs. Ambas as equipes estão trabalhando muito e realmente focadas em garantir que todos gostem de tudo o que estamos fazendo.”