Rumores do PS5 receber um emulador de PS3 não são novidade. Em 2022, noticiamos exatamente isso: que a Sony poderia estar trabalhando em um emulador de PS3.
Dois anos depois e o mesmo assunto surge na internet.
Retrocompatibilidade “nativa” de PS3 no PS5?
Primeiramente, no XboxEra podcast (via Game Rant). De forma muito estranha, o leaker Shpeshal_Nick diz no podcast que a Sony estaria trabalhando para que jogos de PS3 rodem nativamente no PS5. “Não obtive mais detalhes além disso. Terá um aumento de FPS? Não tenho ideia… Tudo o que ouvi foi que a Sony está trabalhando em compatibilidade seletiva com o PlayStation 3”.
Ou seja, segundo ele, a Sony estaria trabalhando em uma retrocompatibilidade que só funcionaria com determinados jogos.
Emulador de PS3 no PS5
Mais tarde, em outro podcast (Game Mess Mornings), Jeff Grubb comentou novamente sobre o mesmo rumor que compartilhou há dois anos (via Push Square).
Grubb tem motivos para acreditar que a Sony vem trabalhando na dita emulação há “algum tempo”. Ele continua dizendo que ouviu falar da iniciativa no começo deste ano, e originalmente pensou que ela seria revelada mais perto dessa época. Ainda assim, Grubb não parece convencido de que a emulação do PS3 seja uma certeza: “isso claramente não aconteceu, mas isso não significa que nunca vai acontecer — talvez aconteça”.
Conclusão
Parece meio que certo que um dia veremos jogos de PS3 no PS5. Porém, considerando as informações divulgadas, é extremamente improvável que a Sony ofereça uma retrocompatibilidade, ainda mais nativa e “seletiva”. Sinceramente, o sonho de inserir um disco de PS3 e rodá-lo no PS5 continuará sendo um sonho.
O que é bastante provável e que faz sentido, é a Sony oferecer jogos de PS3 em seu serviço de assinatura PS Plus Deluxe/Premium da mesma forma que começou a oferecer de PS2 há pouco tempo (vale lembrar que há jogos de PS3 via nuvem no PS Plus Premium, mas no caso que estamos discutindo aqui seria um download verdadeiro e rodando na própria máquina).
Ou seja, via emulação (como Grubb diz) e com determinados títulos (como Shpeshal_Nick diz). Esse é o cenário mais provável, porém ainda deve levar um tempo para vermos isso em prática, caso realmente aconteça.