Street Fighter 6

Street Fighter 6 está jogável no Japan Expo 2022 neste fim de semana e tivemos algumas novidades relacionadas às mecânicas do jogo.

Confira a lista abaixo. Lembrando que tudo isso é de um jogo em desenvolvimento e a versão final pode sofrer alterações.

Street Fighter 6 será lançado em 2023 para PS4, PS5, Xbox Series e PC.


Sem Cross Up no Canto da Tela

Cross Up é um tipo de movimento que basicamente acerta as costas do seu oponente. Ou seja, para defender esse tipo de ataque, ao invés de pressionar para trás como faria normalmente, é preciso apertar para frente. Na maioria dos casos, esse ataque é aéreo e cada personagem tem um tipo de golpe que causa esse efeito. Por conta disso, há o “jogo mental” de você ter que adivinhar qual golpe o oponente vai usar e calcular onde ele vai cair, para poder defender corretamente.

Em todos os jogos da série até agora, o Cross Up podia ser feito a qualquer momento na luta. Agora, ao que parece, em Street Fighter 6 isso não será possível no canto da tela. O vídeo abaixo mostra que Luke cai na frente do oponente usando o mesmo golpe que causaria o Cross Up em Street Fighter V.

Não é exatamente uma surpresa que isso tenha sido removido. As mecânicas do sistema de Drive de SF6 já punem o suficiente os jogadores que estiverem encurralados no canto da tela, portanto ainda lidar com Cross Up seria uma desvantagem ainda maior.

Sistema de Vantagem

Handicap não é novidade em um jogo de luta, mas Street Fighter 6 oferece algo diferente nele. Se você colocar as cinco estrelas de vantagem, começará a luta com todas as barras (de Super e Drive) cheias. Além disso, sua barra de vida recuperará automaticamente.

Pessoas que estavam no Japan Expo 2022 brincaram que isso é basicamente um Training Mode.

Sistema de Punish Counter

Street Fighter V introduziu a mecânica de Crush Counter. Basicamente, se você acertava o oponente com um soco ou chute forte e era um contra-ataque, ele entrava em estado de crumple (atordoado), possibilitando receber combos.

Street Fighter 6 parece que terá uma mecânica similar chamada Punish Counter. No vídeo abaixo, podemos ver Ryu acertando o seu chute forte e causando um efeito similar ao Crush Counter.

Porém, parece que isso só acontece quando a barra de Drive do oponente estiver vazia (o efeito de um soco ou chute forte causarem o Punish Counter).

Juggles

Por fim, temos o Punish Counter no ar. No vídeo abaixo, Luke usa seu Drive Impact no Tatsumaki de Ryu, causando um Punish Counter. Ryu não está com a barra vazia, portanto o Punish Counter pode acontecer sempre que tivermos um Counter somado a um Drive Impact também.

O interessante aqui é que o efeito aconteceu no ar, possibilitando que Luke siga com um combo em Ryu. Para entender a importância disso, o movimento poderia simplesmente colocar Ryu no chão, ao invés de rodopiar no ar para receber mais golpes.

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