Houve um tempo em que a EA estava produzindo vários jogos de Star Wars single-player e, infelizmente, nenhum desses se tornará realidade. Provavelmente o mais promissor deles foi o Projeto Ragtag, que estava em desenvolvimento por dois anos na Visceral Games (de Dead Space). Agora, um ex-produtor da Visceral ofereceu algumas perspectivas sobre o projeto, alegando que a EA perdeu o que tinha o potencial para ser o jogo Star Wars definitivo.
Dirigido pela aclamada diretora Amy Hennig (Uncharted, Legacy of Kain), Project Ragtag teria se concentrado em um malandro estilo Han Solo em um conto divertido de coragem espacial. De acordo com o ex-funcionário Zach Mumbach, que recentemente falou com o programa do YouTube MinnMax, as dificuldades que o jogo enfrentou foram principalmente devido à má gestão do estúdio pelos executivos da EA.
Quando a EA disse ao estúdio para mudar de suas raízes single-player para franquias multiplayer como Battlefield e Army of Two, muitos dos funcionários mais talentosos do estúdio partiram para trabalhar em outro lugar. Então, quando a EA deu a Visceral a oportunidade de trabalhar em um jogo de Star Wars single-player, eles tiveram que reconstruir completamente o estúdio.
“Tínhamos essa equipe de liderança vindo de Vancouver… e não querendo criticá-los, eles estavam na mesma posição que eu estava [com] o Army of Two. Eles disseram ‘precisamos enviar essa coisa, vamos lá, corte isso, corta isso, corta isso'”, lembrou Mumbach. “E eu ficava pensando, isso é maldita Amy Hennig, temos a chance de fazer o maior jogo de Star Wars já feito e um possível candidato a jogo do ano. Este não é um jogo de Army of Two. Acho que teríamos criado o melhor jogo de Star Wars já feito”, lamenta.