SSD TeamGroup T-Force G50 – Review

TeamGroup G50

A necessidade do aumento de armazenamento se tornou tão importante quanto a velocidade de transferência de dados. Esteja você jogando no PC ou em algum console, arquivos de jogos, mídias e mais, cada vez tem se tornado maiores e demandando mais recursos para ser manipulados.

Já falamos algumas vezes de jogos que têm arquivos de dados cada vez maiores no PS5, como Call of Duty ou Destiny, assim como também mostramos ótimas opções para lidar com isso ao usar algum SSD da TeamGroup. Uma questão importante agora é como aliar um bom armazenamento com velocidade excelente e também tentar manter um custo baixo para isso, sendo exatamente a proposta do TeamGroup T-Force G50.

TeamGroup G50

Especificações

  • Marca: TeamGroup
  • Modelo:  TM8FFE001T0C129
  • Interface: PCIe Gen4x4 com NVMe
  • Capacidade: 1 TB
  • Temperatura de operação: 0˚C a 70˚C
  • Temperatura de armazenamento: -40˚C a 85˚C
  • Leitura Sequencial: 5.000 MB/s
  • Gravação Sequencial: 4.800 MB/s
  • TBW (Terabytes Gravados): 650 TBW
  • Peso: 7 gramas com o dissipador grafeno

Funcionalidade

Com o aumento relativo nos custos de SSD recentemente, e também pela valorização do dólar comparado a nossa moeda, a busca por opções baratas e efetivas têm sido frequente. Afinal, mesmo com o lançamento do PS5 Pro e de seus 2TB de armazenamento interno podem não ser o suficiente a longo prazo e uma vasta maioria de PS5 instalados ainda são dos modelos base com meros 667GB disponíveis. O T-Force G50 atende o melhor de 2 mundos nessa situação e confere boa velocidade para jogo, espaço aceitável e preço na medida.

A versão enviada para nossos testes pela TeamGroup foi a de 1TB com dissipador de grafeno. Compacto e leve, fácil de instalar e manusear, é uma opção que atende todos os requisitos de uso do PS5 e provê armazenamento suficiente para atender diversas demandas dos jogadores atuais, mesmo com jogos imensos para manusear.

Nos nossos testes, ao manipular os dados de Lords of The Fallen, Rise of the Ronin e Monster Hunter: Worlds, todos os resultados foram extremamente satisfatórios. Velocidade de cópia, exclusão e carregamento dos jogos fora em par com o SSD padrão do PS5 e, como já é comum ver a baixa velocidade de gravação do SSD interno do console, gravar diretamente no G50 foi mais rápido.

A velocidade de 5.000MB/s foi reconhecida no PS5 próximo de 4.400MB/S e operou em mesmo nível de conformidade que o SSD interno. Os tempos de loadings dentro de Lords of The Fallen foram idênticos em ambas as opções em que o jogo ficou armazenado, com algumas áreas indo de 4 a 6 segundos e não tendo diferenças notáveis de um local para o outro.

Algo interessante a notar é o sistema de arrefecimento apenas com o dissipador de grafeno. O fitilho quase mínimo é suficiente para evitar superaquecimento da peça e também do console, já que constantes gravações por um longo período tendem a aquecer normalmente. Sem a necessidade de um grande dissipador ou uma estrutura própria, a solução de grafeno é perfeita e cumpre seu propósito de forma precisa.

TeamGroup G50 TeamGroup G50

Conclusão

O T-Force G50 tem como principal objetivo ser uma opção de qualidade a um custo menor, mas sem comprometer em nada sua estrutura e padrão tecnológico usado pela TeamGroup. Conseguir isso para o PS5, mantendo qualidade e com uma solução de refrigeração prática sem muita alteração na sua construção é um grande achado.

A versão é mais fácil de encontrar no Brasil e a um preço mais acessível do que outros SSD’s que analisamos anteriormente. Lojas como a Pichau tem vendido os equipamentos da TeamGroup de forma mais regular e deixou de ser uma opção tão limitada como era antes. Mesmo assim, ainda não temos uma vasta opções em solo brasileiro e muitos ainda ficam a cargo de importadores e ao risco da compra internacional. De toda forma, seja para seu PS5 ou mesmo PC e notebook, o SSD T-Force G50 é uma excelente opção e entrega os melhores resultados possíveis dentro das suas configurações.

TeamGroup G50


Matéria elaborada com um SSD G50 (Dissipador de Grafeno) M.2 de 1 TB fornecido pela TeamGroup.