O texto abaixo foi postado no site oficial da Square Enix.
Antes, vale ressaltar um ponto dessa entrevista de Final Fantasy VII Remake: os desenvolvedores dizem que os jogos futuros dessa saga devem seguir a ideia proposta no Honeybee Inn, ou seja, os momentos serão diferentes de forma significativa quando comparados com o game original. “Espero que esta cena seja um bom exemplo de como abordaremos essas mudanças”, diz o co-diretor Motomu Toriyama.
Duas palavras que vão empolgar qualquer pessoa que já jogou qualquer versão de FINAL FANTASY VII REMAKE: Wall Market.
A visita de Cloud e Aerith ao bairro de entretenimento de Midgar é um dos verdadeiros destaques do jogo, repleto de momentos inesquecíveis de massagens nas mãos que mudam a vida a batalhas de alto risco contra literalmente uma casa.
Mas talvez o mais memorável de tudo seja a visita da dupla ao Honeybee Inn. Este cabaré chamativo é o domínio de Andrea Rhodea. Proprietário, gerente e showman consumado, ele puxa Cloud para o palco para um número de dança incrível que culmina com uma transformação incrível e uma mensagem poderosa de inclusão.
É hilário e edificante em igual medida, e com muitos jogadores experimentando (ou revivendo) em FINAL FANTASY VII REMAKE INTERGRADE, achamos que seria interessante conversar com o codiretor Motomu Toriyama para descobrir como – e por quê – aconteceu.
Vamos começar com a pergunta óbvia: como você teve a ideia de Cloud participar de uma dança?
Tudo começou quando estávamos procurando maneiras de adaptar a cena que Cloud se vestia de mulher do jogo original.
Essa foi uma parte muito famosa de FINAL FANTASY VII, então sabíamos desde o início que a incluiríamos no REMAKE. No entanto, não tínhamos decidido exatamente como retrataríamos Cloud usando um vestido.
Quando começamos a refazer a seção Wall Market, tive a ideia de tornar a cena mais extravagante, e fazê-la acontecer durante um número musical no palco.
Mas por que a dança?
Comecei com o conceito de Cloud ganhando destaque e aparecendo diante do público em um show no palco. Para um show que se encaixasse na ocasião, eu me inspirei no tradicional cabaré parisiense e em shows de dança de estilo burlesco.
Eu adicionei a ideia de uma dança no meio do show. Decidi que a transformação de Cloud em seu vestido e maquiagem deveria acontecer no palco, então Andrea Rhodea pegaria sua mão e os dois dançariam juntos antes de fazer uma pose.
É uma abordagem muito diferente do jogo original. Por que você tomou essa decisão?
Dado o quão famoso era o fato de Cloud se vestir de mulher no FINAL FANTASY VII original, sabíamos que as pessoas teriam grandes expectativas em relação ao remake. Sabíamos que tínhamos que fazer isso de uma forma que ambos correspondessem a essas expectativas, mas levasse em consideração as sensibilidades modernas.
Por exemplo, os fãs hoje em dia esperam que as histórias e os diálogos nos jogos vão além das representações estereotipadas de gênero. Por meio das falas de Andrea e da letra da faixa de apoio, Stand Up, tentamos construir uma mensagem positiva e de apoio para Cloud durante sua cena.
Foi difícil encontrar as palavras certas para transmitir essa mensagem de forma tão sucinta?
Bem, na verdade, originalmente tínhamos uma conversa muito mais longa planejada, mas precisávamos fazer o diálogo durante a cena de dança curto e rápido, então tivemos que editá-lo.
No final, porém, acho que isso nos deixou com uma mensagem mais forte e direta.
Houve considerações técnicas também?
Sim. O original poderia escapar deixando a maquiagem e o penteado de Cloud para a imaginação, até certo ponto, devido aos polígonos em blocos dos gráficos. No entanto, com gráficos modernos, você pode ver tudo com muito mais detalhes.
Cloud é um personagem legal e estóico, então passamos muito tempo nos certificando de que seu design para a cena fosse um contraste divertido, mas também digno e bonito.
Houve outras ideias consideradas além da dança, ou a cena foi imaginada dessa forma desde o início?
Não, tínhamos algumas outras propostas. Uma ideia, que talvez fosse mais próxima de algumas partes do original, era que Andrea se encontraria com Cloud em uma casa de banhos. Ficando impressionado com seus músculos depois de dar-lhe uma massagem, ele decidiu que era um grande candidato para uma reforma.
Mas a ideia de uma massagem coincidiu com a de Madame M, então decidi contra essa opção.
Havia algumas outras idéias também, e algumas delas foram incorporadas em outras salas, separadas do palco principal.
Então, como você começou a fazer o show do Honeybee Inn?
Primeiro, decidimos a estrutura geral da cena, consistindo no show de abertura, os três estágios da dança off e, finalmente, a cena de encerramento. Paralelamente, criamos um esboço geral para cada parte e quanto tempo elas durariam.
Depois disso, começamos a trabalhar na música. Feito isso, começamos a trabalhar nos visuais e em detalhes mais específicos. Por fim, começamos a trabalhar na coreografia. Demos à equipe da coreografia uma visão geral do que estávamos procurando, e o espetáculo de dança começou a tomar forma a partir daí.
Toda a cena demorou muito, desde a ideia inicial até a composição da música, a captura do movimento e o ajuste da música e dos movimentos para que se encaixassem. Eu estava incrivelmente nervoso até que finalmente tudo se encaixou!
A música estava bloqueada desde o início ou isso mudou durante o processo?
Com esse tipo de cena, você não pode resolver os detalhes até que tenha a música no lugar, então decidimos pela música primeiro. A música foi então retrabalhada para se ajustar às diferentes cenas e tempos, como um processo contínuo.
Inicialmente, trabalhamos a partir de um esboço geral da música e gradualmente construímos a partir daí. Lembro-me de ter ido com o compositor, Mitsuto Suzuki, a uma boate em Roppongi para ter uma ideia melhor de como é um show de dança!
Quem está realmente dançando? Você trouxe profissionais para a captura de movimento?
Sim – para esta cena, contratamos uma equipe de dançarinos profissionais que criam espetáculos e coreografias burlescas. Eles propuseram mudar o conceito e a coreografia de cada seção da dança.
Na verdade, passamos por várias gravações e correções ao fazer a cena.
Inicialmente, por exemplo, havia uma cena de pole dancing incluída, o que significava que as filmagens começaram em um cenário elaborado. Decidimos retirar essa parte devido ao impacto na classificação!
Por que você decidiu fazer desta seção também um jogo de ação e ritmo?
Os minijogos em FINAL FANTASY VII REMAKE e INTERGRADE tratam de completar um desafio específico em um período de tempo limitado, então nos inspiramos nos formatos de diferentes gêneros quando os projetamos.
A ação rítmica é uma forma popular de representar uma dança, então decidimos manter a entrada simples e fácil de entender, além de nos certificarmos de que a interface do usuário (IU) estava de acordo com os visuais da cena.
Foi difícil fazer todos esses elementos funcionarem juntos?
Havia desafios com certeza. Decidimos fazer a IU mostrar o tempo dos prompts de ação de ritmo fazendo-os voar em efeitos de luz. Isso dá à cena mais profundidade, mas o ângulo da câmera muda muito durante a cena de dança, então era difícil mostrar tudo claramente.
Pessoas que jogaram o jogo responderam muito positivamente ao Honeybee Inn. Como você se sentiu quando viu as reações?
Esta cena é um exemplo chave de algo que mudou drasticamente em relação ao FINAL FANTASY VII original. Fiquei um pouco preocupado com o que os fãs do jogo original iriam pensar, mas toda a cena teve uma recepção muito mais entusiástica do que eu poderia esperar, então fiquei bastante aliviado.
Daqui para frente, tenho certeza que algumas partes do remake serão significativamente diferentes do original. Espero que esta cena seja um bom exemplo de como abordar essas mudanças.
Finalmente, acho que falo em nome de muitos fãs quando digo… você considerou transformar esta seção em um jogo de ritmo e ação completo?
( Risos ) Pode ser divertido adicionar mais músicas e ver mais personagens dançando, como Tifa e Aerith. Tenho certeza que Red XIII ficaria encantado em mostrar seus movimentos!
Mas não, não estamos trabalhando para transformá-lo em um jogo de ritmo completo agora ( risos ).
Muito obrigado ao Sr. Toriyama por reservar um tempo para revisitar o Wall Market e o Honeybee Inn conosco.
Foi um dos destaques de FINAL FANTASY VII REMAKE para muitos fãs, e em FINAL FANTASY VII REMAKE INTERGRADE há uma iluminação aprimorada, texturas melhores e 60FPS no modo Performance.
Se você quiser experimentar (ou re-experimentar) por si mesmo, FINAL FANTASY VII REMAKE INTERGRADE já está disponível no PS5.