O presidente da Square Enix alegou que a Crystal Dynamics não foi uma boa escolha para desenvolver Marvel’s Avengers, dada sua falta de experiência com os jogos como serviço (GaaS).
Dirigindo-se aos acionistas em um comunicado publicado no relatório anual da empresa, o presidente Yosuke Matsuda disse que a Square Enix precisava aprender com o desempenho “decepcionante” do jogo. Notavelmente, ele destacou a importância de combinar estúdios de desenvolvimento com “designs de jogos” que melhor atendam às suas habilidades e interesses.
O desenvolvedor de Avengers, a Crystal Dynamics, é mais conhecido como o estúdio por trás da série Tomb Raider e seu próximo projeto é uma colaboração com o Xbox Game Studios em Perfect Dark.
“Marvel’s Avengers foi um título ambicioso para nós, pois adotamos o modelo GaaS (Games as a Service)”, disse Matsuda (via VGC). “Superamos uma variedade de dificuldades inesperadas na fase final do desenvolvimento do jogo, incluindo a necessidade de fazer a transição para o trabalho em casa devido à pandemia. Conseguimos superar esses desafios e lançar o jogo, mas infelizmente ele não teve o sucesso que gostaríamos”.
“No entanto, assumir o modelo GaaS destacou problemas que provavelmente enfrentaremos nos esforços de desenvolvimento de jogos futuros, como a necessidade de selecionar designs de jogos que combinem com os atributos e gostos exclusivos de nossos estúdios e equipes de desenvolvimento. Embora o novo desafio que enfrentamos com este título tenha produzido um resultado decepcionante, estamos certos de que a abordagem GaaS crescerá em importância à medida que os jogos se tornarem mais orientados para o serviço. Como vamos criar novas experiências ao incorporar essa tendência em nosso design de jogo é uma questão-chave que precisaremos responder daqui para frente”, disse o presidente.