A Sony começou a vender PlayStation 5 usados em seu site oficial PlayStation Direct.
Chamados de ‘Certified Refurbished’ (Certificado Recondicionado), é basicamente um PS5 usado que recebeu uma revisão ou conserto e encontra-se em perfeito estado de uso. Consoles recondicionados são hardwares usado que foram devolvidos à Sony por vários motivos, seja porque estavam com defeito ou simplesmente porque eles abriram a caixa, mudaram de ideia e devolveram para um reembolso, o que significa que não podem mais ser vendidos como novos.
Dessa forma, o PS5 é vendido por um preço menor (100 dólares a menos). De acordo com a Sony, um PS5 recondicionado é “amplamente limpo, testado e pronto para um novo lar”, com “qualidade PlayStation 100% garantida”.
“Você receberá um produto que funciona como novo com peças de reposição originais do PlayStation (conforme necessário) que foram completamente limpas, inspecionadas e testadas”, diz a Sony. “Todos os Certified Refurbished virão com os acessórios, cabos e manuais necessários, e são embalados em sua própria embalagem Certified Refurbished de marca”. Uma garantia de 12 meses também está incluída em cada console, que a Sony diz que “pode ter pequenas imperfeições cosméticas”.
A parte mais interessante disso tudo é que a Sony criou uma caixa específica para esse tipo de PS5 (ilustrado no topo da notícia).
No Brasil dificilmente veremos algo similar. Além do PlayStation Direct não existir por aqui, a legislação brasileira para venda de produtos usados impede que o valor compense no fim das contas.