NotíciasPlayStation 5

Sony responde a processo de Light of Motiram; Tencent quase trabalhou em The Last of Us

A “guerra” entre a Sony e a Tencent em relação a Light of Motiram copiar Horizon continua.

A PlayStation processou a Tencent em julho, alegando que a empresa chinesa havia proposto uma versão mobile de Horizon Zero Dawn, que foi rejeitada e posteriormente evoluiu para a cópia do jogo de sobrevivência.

A Tencent rejeitou o caso da Sony, alegando que estava processando a entidade errada e argumentando que Horizon não é nem um pouco original e apresenta “clichês consagrados pelo tempo adotados por dezenas de outros jogos”, incluindo Far Cry e The Legend of Zelda. A empresa afirmou que a PlayStation busca um “monopólio inadmissível sobre as convenções do gênero” e pediu o arquivamento do caso.

Agora, a PlayStation reagiu, chamando a resposta da Tencent de “absurda”, enquanto trabalha para o cancelamento do jogo.

Em um documento de 35 páginas lido pelo The Game Post (via Push Square), a PlayStation observou que quaisquer alegações de que o jogo estaria incompleto não se sustentam, já que sua data de lançamento mudou para 2027 após a Sony processar o jogo. A empresa ressaltou que, apesar das mudanças na página do jogo no Steam, que agora exibe artes mais genéricas do que antes, trailers promocionais ainda existem no YouTube e nas lojas físicas.

“O estrago está feito — e continua”, rebateu a empresa. E acrescenta: “embora o público tenha expressado confusão e indignação ao descobrir Light of Motiram como a cópia que é, a Tencent permaneceu implacável. A Tencent continuou promovendo seu jogo infrator apesar da objeção da SIE, e se recusou a assumir qualquer responsabilidade por sua conduta”.

A Sony também acusou a Tencent de brincar de “esconde-esconde corporativo” com suas diversas entidades e subsidiárias para se esquivar de responsabilidades. Em sua resposta, a empresa chinesa argumentou que a PlayStation havia processado a empresa errada, já que a Tencent Holdings é simplesmente uma empresa controladora sem relação com seus diversos estúdios de desenvolvimento e outros.

Mas ela rebate: “a Tencent Holdings descreve seu próprio negócio como tendo uma divisão de jogos que ‘possui a Aurora Studios’ – o estúdio de desenvolvimento Light of Motiram. A Tencent Holdings relata toda a sua receita e dívida com jogos em seu relatório anual, sem atribuição a nenhuma subsidiária. E usa o nome Tencent para anunciar seus jogos, como Light of Motiram – sem distinguir entre subsidiárias”.

A Sony afirma que Light of Motiram, em última análise, “coloca em risco o sucesso contínuo de Horizon” e também mostrou algumas das semelhanças entre a protagonista da cópia e Aloy. A empresa afirmou que a heroína de Horizon se tornou um “identificador de marca” e, ao usar uma personagem semelhante em banners do Steam e cabeçalhos de sites, criou “confusão” entre os consumidores.

A PlayStation agora está pedindo aos tribunais que neguem o pedido da Tencent para arquivar o caso e, presumivelmente, então passaremos para a próxima fase de tudo isso.

Sony quase fechou parceria com a Tencent para The Last of Us

Nesses mesmos documentos divulgados, surgiu outra notícia interessante: a Tencent também quase trabalhou com The Last of Us.

Em julho de 2024, Olivier Courtemanche (da PlayStation Mobile) e sua equipe viajaram para Shenzhen, na China, para conhecer a Tencent e seus estúdios de jogos, incluindo a Aurora Studios. Segundo ele, a Sony entrou na reunião acreditando que a Aurora queria discutir um possível acordo de colaboração para The Last of Us. Em vez disso, a apresentação tomou um rumo completamente diferente.

“Em relação à Aurora Studios, entramos na reunião com a impressão de que eles queriam fazer uma possível colaboração para The Last of Us“, disse Courtemanche. Durante a apresentação da Aurora, um slide apareceu mostrando “imagens que lembravam uma possível colaboração com Horizon a partir do conceito ‘Project Z’ discutido em março de 2024″.

Project Z era basicamente a ideia inicial da Tencent com Horizon, mas a própria Sony já havia recusado antes mesmo dessa reunião acontecer, dizendo que não tinha interesse em licenciar Horizon.

“Lembro-me de que o slide apresentava uma personagem feminina com um figurino que lembrava a mistura de roupas tribais e armaduras metálicas de Horizon, e um híbrido de robô/animal que lembrava um animal robótico de Horizon. Agora que analisei os materiais promocionais lançados para Light of Motiram, acredito que essas imagens continham recursos do jogo Light of Motiram. Fiquei confuso com o slide, visto que havíamos rejeitado uma possível colaboração com Horizon e pensávamos que estávamos lá para discutir The Last of Us, entre outras oportunidades”, comenta Courtemanche.

Isso mostra que a Tencent e a Sony quase trabalharam juntas – não em Horizon, mas em The Last of Us. No entanto, parece que ambas as empresas queriam coisas diferentes.

Via
Push Square
Fonte
The Game Post

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo