Em um mundo onde a Microsoft começou a lançar todo o seu portfólio para o PS5, muitos suspeitam que a Sony esteja seguindo o mesmo caminho – especialmente após portar inesperadamente jogos como Helldivers 2 para o Xbox Series e LEGO Horizon Adventures para o Nintendo Switch.
Mas, curiosamente, em seu último Relatório Corporativo (via Push Square), a empresa removeu a “receita de jogos além do console” de sua lista de “indicadores estrategicamente enfatizados”.
Embora isso tenha aparecido com destaque na versão de 2024 do mesmo documento, a Sony agora cita os seguintes indicadores como principais:
- Unidades de hardware do PS5 vendidas globalmente
- Usuários ativos mensais do PlayStation
- Total de horas de jogo
Isso se alinha com comentários que a empresa fez no passado, onde falava sobre um foco maior no engajamento. Mas ela entende claramente que as vendas de hardware são seu principal caminho para usuários ativos mensais.
Não há nenhuma referência real no documento que explique por que a Sony removeu a “receita de jogos além dos consoles” como um “indicador estrategicamente enfatizado”, mas vale ressaltar que, no último ano fiscal, os lançamentos multiformato representaram apenas 2% da receita total do PlayStation.
Esse número incluiu todas as versões para PC da empresa, embora, dependendo do sucesso de Helldivers 2 no Xbox Series X|S, a participação possa aumentar no atual ano fiscal.
No entanto, com a Sony aparentemente focada em seu próprio hardware e ecossistema, isso talvez ilustre por que os lançamentos multiformato são apenas uma nota de rodapé para ela.
Espere-se que ela continue a portar seus títulos para o PC tardiamente e a explorar outros consoles quando apropriado, mas fica claro neste relatório que seu foco está em sua própria plataforma no futuro próximo.