Uma patente recém-revelada sugere que a Sony pode estar trabalhando com tecnologia de NFT e Blockchain. Intitulada “Tracking Unique In-Game Digital Assets Using Tokens on a Distributed Ledger”, essa patente da Sony Interactive Entertainment foi enviada em 7 de maio de 2021, mas só foi publicada em 10 de novembro de 2022.
O resumo da patente deixa claro que se destina a ser “um sistema e método para rastrear ativos digitais associados a videogames”:
Os ativos digitais podem ser ativos digitais do jogo, como itens ou personagens do jogo. Os ativos digitais podem ser ativos de mídia digital de videogame que representam momentos de jogabilidade de um videogame, como videoclipes ou imagens. O ativo digital é criado e um livro-razão distribuído rastreando um histórico do ativo digital é criado e armazenado nos dispositivos. Um token exclusivo para o ativo digital pode incluir um identificador exclusivo e propriedades de identificação de metadados do ativo digital.
Dito isso, deve-se notar que a data de submissão de maio de 2021 para esta patente foi durante uma época que o NFT parecia ser a nova regra.
A resposta do público ao NFTs mudou bastante desde então. A Sony teve que explicar que os colecionáveis digitais do PlayStation Stars definitivamente não são NFTs em julho deste ano, além de ter sido criticada por incluir uma enquete sobre os NFTs em uma pesquisa na EVO.
Também vale lembrar que uma patente não quer dizer, necessariamente, que um produto será lançado disso.