A Sony Interactive Entertainment supostamente cancelou os planos de lançar A Ascensão do Ronin na Coreia do Sul.
Desenvolvido pela Team Ninja para PS5, o jogo de mundo aberto mostra os jogadores embarcando em uma jornada pelo Japão do século XIX devastado pela guerra.
Embora o título esteja programado para ser lançado em 22 de março de 2024, a Sony confirmou que não será lançado na Coreia do Sul, de acordo com relatos da mídia local (via VGC).
Embora a empresa não tenha fornecido uma explicação oficial, acredita-se que a decisão possa estar relacionada à representação do estudioso do século XIX, Shōin Yoshida, que é uma figura controversa na Coreia.
Yoshida alimentou uma série de ativistas políticos que fizeram contribuições importantes para a Restauração Meiji, que restaurou o domínio imperial no Japão em 1868. Ele também foi um defensor da conquista da Coreia, que passaria a ser governada pelo Império do Japão de 1910 e 1945.
O produtor e diretor do jogo Team Ninja, Fumihiko Yasuda, comparou Yoshida ao filósofo grego Sócrates em um vídeo dos bastidores lançado na semana passada (abaixo).
“Embora fosse um mundo diferente em uma época diferente, acredito que ele poderia ser comparado a Sócrates”, disse ele. “Eu queria retratar seus ensinamentos e sua vida desde o momento em que comecei a trabalhar em A Ascensão do Ronin. Ele não era apenas um filósofo. Ele insistiu na importância de agir”.
A Ascensão do Ronin será lançado em 22 de março de 2024 para PS5.