A Sony Interactive Entertainment não planeja lançar “nenhum novo título de uma franquia importante existente no próximo ano fiscal”. Ou seja, não teremos um grande jogo da Sony de uma série já estabelecida até pelo menos 31 de março de 2025. A informação foi dada pela empresa durante seu briefing de lucros do terceiro trimestre do ano fiscal de 2023.
“Em relação ao software original, pretendemos continuar a nos concentrar na produção de trabalhos de alta qualidade e no desenvolvimento de jogos de serviço ao vivo”, disse o presidente, diretor de operações e diretor financeiro do Sony Group, Hiroki Totoki. “Mas, embora grandes projetos estejam atualmente em desenvolvimento, não planejamos lançar nenhum novo título de franquia importante existente no próximo ano fiscal (nota: começa em 1º de abril de 2024 e termina em 31 de março de 2025), como God of War Ragnarok e Marvel’s Spider-Man 2”.
Deve-se notar que, embora “principais títulos de franquia existentes” incluam jogos como God of War e Marvel’s Spider-Man, eles não incluem nova propriedade intelectual, como Concord, ou títulos de franquia não importantes existentes, como Until Dawn.
Totoki continuou: “embora o fardo dos custos relacionados à aquisição diminua no próximo ano fiscal, esperamos que o lucro do software original diminua ligeiramente neste ano fiscal devido ao impacto da diminuição nas vendas. Devido a isso, espera-se atualmente que o lucro operacional para o próximo ano fiscal aumente ligeiramente em relação a este ano fiscal. No entanto, embora esta seja a nossa base de referência, estamos revendo medidas para melhorar ainda mais a rentabilidade antes do anúncio dos resultados da previsão anual em maio”.
Perspectivas de vendas do PS5 pela Sony
Totoki também discutiu as perspectivas futuras da empresa para as vendas de hardware do PlayStation 5 durante o próximo ano fiscal.
“Em relação ao hardware PlayStation 5, que entrará no seu quinto ano desde o lançamento, em parte devido à sua entrada na segunda metade do ciclo do console, pretendemos otimizar as vendas com maior ênfase no equilíbrio com os lucros, por isso antecipamos um declínio gradual no vendas unitárias a partir do próximo ano fiscal”, disse Totoki. “Esperamos que as vendas de software de terceiros continuem a se expandir gradualmente devido à expansão da base instalada do PlayStation 5 e ao alto nível de envolvimento dos usuários. Nos serviços de rede, esperamos que os assinantes estejam no mesmo nível deste ano fiscal ou um pouco menos devido ao impacto da revisão de preços que implementamos neste ano fiscal, mas esperamos que as vendas se expandam gradualmente devido a uma mudança para serviços premium atraentes”.
A perspectiva do PlayStation 5 para o próximo ano fiscal, em comparação com o ano fiscal atual (que termina em 31 de março de 2024), pode ser vista na tabela abaixo. Basicamente, a Sony espera vender menos PS5 e obter menos lucro com jogos first-party, mas espera uma expansão gradual de jogos third-party e de serviços de rede.
Papel do novo presidente Hiroki Totoki
Por fim, Totoki discutiu seu papel como presidente da Sony Interactive Entertainment, que assumiu em outubro de 2023, e suas visitas aos estúdios internos (via Gematsu).
“Já se passaram cerca de quatro meses [desde que me tornei presidente da Sony Interactive Entertainment] e estou tentando demonstrar liderança e ter o máximo de reuniões possível com a equipe administrativa”, disse Totoki. “Também visito estúdios e todos estão trabalhando muito para cumprir sua responsabilidade de tentar otimizar o negócio, e eu entendo isso. Mas o crescimento global e a rentabilidade sustentável ou o aumento da margem – como é que isso se traduzirá nestes objetivos? Não acho que as pessoas entendam isso profundamente. Acho que esse é o problema da organização. Então, no que me diz respeito, procuro entender o que está acontecendo na empresa, na indústria e também na perspectiva dos analistas, e procuro explicar de forma transparente para que as pessoas possam reconhecer e perceber essas questões para que possamos ter uma abordagem harmonizada no futuro. Esse é um comentário muito geral desde que me tornei presidente. Há pontos concretos que não abordarei hoje”.
“Agora, sobre visitar os estúdios, tive reuniões com os líderes de lá – os estúdios. As pessoas que trabalham nos estúdios têm uma motivação muito elevada. Eles estão altamente motivados. Eles são pessoas muito boas. E eles são pessoas muito criativas. Eles têm grandes mentes criativas. E eles também têm conhecimento sobre transmissão ao vivo. No entanto, dito isso, no que diz respeito ao negócio em si, penso que há espaço para melhorias. E isso tem a ver com a forma de usar o dinheiro ou com o calendário de desenvolvimento ou como cumprir a responsabilidade de alguém em relação ao desenvolvimento, etc. Essas são minhas francas impressões. Por isso continuarei a dialogar com as pessoas para que possamos encontrar a forma correta de proceder”.