No último relatório fiscal da Sony, ficamos sabendo que o PS4 alcançou 115 milhões de unidades vendidas, enquanto que o PS5 está em 4,5 milhões. Mas há outro número interessante nele que passou um pouco despercebido.
Nesse mesmo relatório, a Sony diz que investiu 34.360 milhões de ienes (cerca de 329 milhões de dólares) em acordos second party. Os acordos, segundo a companhia, são para os próximos sete anos.
Second party são acordos em que a Sony é a dona da propriedade intelectual, enquanto que uma outra companhia (que não seja parte da PlayStation Studios) desenvolve o projeto. Por exemplo, Bloodborne é um desses casos, pois foi desenvolvido pela FromSoftware. Podemos citar também a Bluepoint Games e os seus projetos mais recentes, Housemarque com Returnal e a Sumo Digital com Sackboy: Uma Grande Aventura.
Da mesma forma, não é o caso de jogos como Final Fantasy VII Remake ou Final Fantasy XVI, pois, mesmo sendo exclusivos (temporários), ainda foram feitos pela Square Enix e ela é a dona da IP.