A PlayStation divulgou uma apresentação de negócios nesta sexta (13) e apresentou diversas informações a respeito do PS5, PS6, PS Plus e muito mais.
PlayStation 6
A PlayStation discutiu sua estratégia para o futuro dos consoles e afirmou estar comprometida em “explorar uma maneira nova e aprimorada para os jogadores” interagirem com os jogos, e que o futuro da plataforma é “uma prioridade”.
O presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Hideaki Nishino, foi questionado durante uma reunião do segmento de negócios sobre o futuro do hardware do console PlayStation e se ele poderia ser substituído por jogos em nuvem.
Nishino enfatizou que a PlayStation agora tem várias gerações de experiência fornecendo aos jogadores jogos baseados em nuvem e afirmou que, embora a veja como uma opção viável, acredita que a demanda geral pela “execução local” de jogos permanece.
“O streaming em nuvem está progredindo bem do ponto de vista técnico, como demonstramos com [nossos] serviços, mas a estabilidade da rede de ponta a ponta não está sob nosso controle”, disse Nishino. E o custo mais alto por tempo de jogo em comparação com o modelo de console tradicional continua sendo um desafio.
“Os jogos em nuvem estão cada vez mais oferecendo uma opção adicional para os jogadores acessarem conteúdo, mas acreditamos que a maioria dos jogadores continua querendo experimentar os jogos por meio da execução local, sem depender das condições da rede. E acredito que o PS5 e o PS5 Pro validaram essa tese.”
O CEO prosseguiu, referindo-se à evolução dos consoles da Sony para uma “plataforma multifacetada”, com uma parcela significativa dos seus 124 milhões de usuários ativos mensais ainda jogando no PlayStation 4.
“Agora temos um grande ecossistema de jogadores altamente engajados, tanto na geração PlayStation 5 quanto na geração PlayStation 4. Portanto, naturalmente, há um enorme interesse em nossa estratégia para a próxima geração de consoles”, disse ele.
“Embora não possamos compartilhar mais detalhes neste momento, o futuro da plataforma é nossa prioridade. Estamos comprometidos em explorar uma maneira nova e aprimorada para os jogadores interagirem com nosso conteúdo e serviços”.
PlayStation Plus
O CEO da Sony Interactive Entertainment afirma que os preços do PlayStation Plus continuarão a mudar, observando que os assinantes continuam optando por planos mais altos, apesar dos aumentos.
Em sua última reunião do segmento de negócios, a Sony observou que, nos anos fiscais de 2022, 2023 e 2024, a porcentagem de assinantes do PlayStation Plus em planos mais altos continuou a crescer.
“Os assinantes estão cada vez mais escolhendo nossos planos Premium e Extra, que agora representam aproximadamente 38% do total de assinantes”, disse Nishino durante a apresentação.
Isso foi corroborado por um gráfico que mostra que, enquanto 17% dos assinantes do PS Plus estavam no plano Premium e 13% no Extra no ano fiscal de 2022, esse número aumentou para 22% e 16%, respectivamente, no ano fiscal de 2024.
“O PlayStation Plus é altamente valorizado por nossos jogadores e continua a impulsionar o engajamento”, disse ele. “Já observamos uma tendência para a opção por níveis mais altos em nosso serviço, como evidenciado pela combinação de assinantes que alcançamos no ano fiscal de 2024, onde aproximadamente 38% dos jogadores agora são assinantes dos níveis PlayStation Plus Premium ou Extra”.
“Isso ocorre mesmo após os aumentos globais de preços que implementamos no ano fiscal de 2023 e, mais recentemente, os aumentos locais de preços em países selecionados, para aprimorar nossa estratégia de preços em determinados grupos de mercado e também para levar em conta as oscilações [cambiais]”.
Nintendo Switch 2
A PlayStation afirma não estar preocupada com o impacto que o Nintendo Switch 2 pode ter em sua plataforma e acredita que um desempenho de nível PS5 é necessário para “alcançar uma ótima experiência em telas grandes”.
O Switch 2 foi lançado na semana passada, estabelecendo recordes de vendas de hardware globalmente e no Japão. Notavelmente para o PlayStation, o console da Nintendo melhorou as especificações, tornando-se mais alinhado às plataformas modernas (embora ainda esteja mais próximo do PS4 do que do PS5 em termos de potência bruta), e foi lançado com uma ampla seleção de jogos de terceiros.
“Monitoramos de perto a indústria de jogos em geral, incluindo as ações de outros participantes do mercado”, respondeu Nishino. “Além disso, os catalisadores no mercado são ótimos para a indústria como um todo, pois revigoram o entusiasmo e a demanda de forma mais ampla. Então é ótimo ter pessoas lançando novidades”.
“No entanto, como mencionei anteriormente, temos uma estratégia diferenciada. O PlayStation 5 foi projetado para uma experiência de jogo imersiva, e isso inclui também os recursos inovadores do controle DualSense. Acreditamos que um desempenho de nível PS5 é necessário para alcançar uma ótima experiência em telas grandes. E, dessa forma, oferecemos uma oferta única para jogadores e criadores nesta geração atual de consoles”.
Ele continuou: “No entanto, as estratégias das publishers estão cada vez mais migrando para a multiplataforma, para que mais plataformas possam rodar o mesmo jogo, o que é ótimo da perspectiva do criador. Entre essas plataformas, nossa missão é continuar sendo o melhor lugar para jogar e publicar. Dessa forma, capacitamos nossos criadores a alavancar nossa oferta e serviços para criar experiências incríveis e únicas para os jogadores, com alto engajamento e ótimas oportunidades de monetização. Temos feito isso consistentemente à medida que a indústria e a dinâmica competitiva evoluíram. E, claro, o PlayStation Studios, nossas franquias, tem um papel especial em apresentar a experiência PlayStation e, em seguida, fortalecer a visão do jogador conosco”.
“Além de nossas franquias com uma base de fãs maior, eu diria, ‘multigeracional’, como Marvel’s Spider-Man, também temos franquias que atraem diversos segmentos de jogadores”, disse ele. “Horizon é um bom exemplo, tem sido muito popular entre as jogadoras, Astro Bot, da nossa querida Team Asobi em Tóquio, tem sido um sucesso entre crianças e adultos”.
“Também continuamos a impulsionar o engajamento com o ecossistema e a marca PlayStation, trazendo nossas franquias para novos formatos: cinema, televisão e anime. Anime, em particular, atrai um público-chave mais jovem, então isso será muito útil para nós”.
PS5 possui mais jogadores ativos do que o PS4
A Sony observou pela primeira vez que mais jogadores estão usando o PS5 do que o PS4 a cada mês.
A empresa também observa que, combinados, há um total de 124 milhões de usuários ativos mensais, em comparação com os 97 milhões do relatório do ano passado.
“Embora o PlayStation 4 ainda seja uma parte importante do nosso negócio, nossos jogadores do PlayStation 5 estão ainda mais engajados do que na geração anterior, e esperamos que essa tendência continue”.
PlayStation Studios
A Sony também destacou seus estúdios na apresentação, separando-os em cada um dos focos de interesse.
Por exemplo, a Naughty Dog e a Insomniac Games estão em “single-player”, enquanto que a Bungie e a Haven em “jogos de serviço”. O San Diego Studio está em jogos de serviço por conta de MLB The Show.
Já a Guerrilla Games está em “multi-gênero”. Curiosamente, Bluepoint e Bend Studio também estão nessa categoria. Também temos os estúdios de suporte, como a Nixxes.
Por fim, há a XDEV Publishing, que basicamente auxilia estúdios com projetos grandes publicados pela PlayStation, como a Arrowhead (Helldivers) e Kojima Productions (Death Stranding 2).
Mais dados da PlayStation
A apresentação de slides possui ainda mais informações gerais dos negócios da PlayStation e recomendamos que leia você mesmo. Outro ponto interessante, por exemplo, é o lucro que a Sony destaca da PS Store não apenas com os jogos, mas com as microtransações de títulos pagos (EA Sports FC, GTA Online) e gratuitos (Genshin Impact, Fortnite).