A Sony Interactive Entertainment está enfrentando uma ação coletiva (processo) dos consumidores em relação à exclusividade da PlayStation Store.
Isso é de acordo com um relatório do site Bloomberg (via GamesIndustry.biz), que afirma que a Sony é acusada de operar um monopólio ao permitir a compra de jogos digitais apenas por meio de sua loja online.
A loja PlayStation da Sony se tornou o único lugar onde os jogadores podem comprar jogos digitais, depois que a Sony parou de permitir que varejistas terceirizados vendam códigos de download há dois anos. O processo afirma que os consumidores podem gastar até 175% mais para baixar um jogo na loja da PlayStation do que na compra de uma cópia física.
“O monopólio da Sony permite cobrar preços supracompetitivos para jogos digitais PlayStation, que são significativamente mais altos do que seus equivalentes físicos vendidos em um mercado de varejo competitivo, e significativamente mais altos do que seriam em um mercado de varejo competitivo para jogos digitais”, disseram consumidores no arquivamento.