A Sony foi multada em 13,5 milhões de euros pelo regulador antitruste francês, depois de ter ‘abusado da sua posição de mercado para o fornecimento de controles do PS4’.
A Autorité de la Concurrence anunciou a multa no mês passado (via VGC), que afirmou ser devida a duas infrações primárias.
Em primeiro lugar, afirmou que a Sony implementou medidas técnicas em 2015 para combater a falsificação, o que inadvertidamente afetou o bom funcionamento dos controles de terceiros, fazendo-os desligar durante as atualizações do sistema.
Além disso, afirmou que as empresas rivais foram impedidas de aderir ao programa de licenciamento da PlayStation, sendo o acesso concedido apenas através do programa de parceria da Sony.
A Autorité de la Concurrence disse ter descoberto que a Sony se recusou a comunicar os critérios de acesso ao programa aos fabricantes mediante solicitação. “A Sony aplicou os critérios de forma discricionária, embora o acesso ao programa fosse a única forma de evitar desconexões”, afirmou o órgão em seu comunicado.
Segundo o órgão, essas práticas prejudicaram significativamente a imagem de marca dos fabricantes terceirizados e impediram sua expansão no mercado. A Sony ainda não respondeu publicamente à multa.