A Sony se tornou o maior cliente da AMD no ano passado, respondendo por 16% da receita da empresa, já que o PlayStation 5 aumentou sua vantagem sobre os concorrentes.
Sravan Kundojjala, analista da indústria de semicondutores, observou que, se os resultados da Xilinx forem excluídos, a Sony responde por 20% da receita da AMD, provavelmente tornando-a o maior cliente da empresa na história recente.
De fato, a unidade de negócios de jogos foi a maior geradora de receita da AMD, o que indica que as vendas de sistemas em chips para os consoles Xbox Series da Microsoft também foram fortes. A AMD vendeu à Sony cerca de US$ 3,776 bilhões em chips para PlayStation 5 em 2022, o que representou 16% da receita da empresa no ano, de acordo com o registro da empresa na SEC.
Os ganhos da AMD com PlayStation 5 e Xbox Series provavelmente diminuirão em 2023 e em diante, já que as vendas de consoles geralmente atingem o pico em seu terceiro ano e as empresas donas dos consoles tendem a renegociar os preços dos componentes depois disso. Portanto, a receita de jogos da AMD deve cair em 2023 em comparação com 2022.