Falando durante um evento CEDEC 2022 (via IGN), Yasuo Takahashi e Kenjo Akiyama, da Sony Interactive Entertainment, falaram sobre os recursos do PlayStation VR2, desde suas especificações básicas até seus novos controles, sua nova experiência de usuário, incluindo um modo “ver através”. Grande parte disso cobriu informações já anunciadas, mas a conversa também incluiu novos detalhes sobre o desenvolvimento do headset antes de seu lançamento no início de 2023.
Segundo a Sony, deverá ser mais fácil para os desenvolvedores portar seus jogos no PS VR2, seja do desenvolvimento existente do PS5 ou de outros sistemas de VR. O desenvolvimento de jogos PS VR 2 usa o mesmo SDK usado para desenvolver jogos PS5. Por meio dessa estreita ligação com o PS5 SDK, deve ser fácil criar títulos que suportem o PS VR2.
O ambiente de produção do PS VR2 também suporta jogos criados com Unity e Unreal Engine. Com uma interface de controle padronizada e posicionamento de botões semelhante a outras plataformas de VR, deve ser muito mais simples do que antes para jogos desenvolvidos suportar o PS VR2.
A apresentação também abordou vários outros recursos projetados para facilitar a vida dos desenvolvedores ao trabalhar com o headset. Um recurso que os desenvolvedores irão apreciar é o Flexible Scale Rasterization (FSR) de sua GPU, que combina as câmeras de rastreamento do PS VR2 para alterar livremente a densidade de pixels com base em onde o jogador está olhando, otimizando ainda mais a renderização.
Ferramentas do ambiente de desenvolvimento também foram apresentadas durante a sessão. O VR Trace permite que os desenvolvedores diagnostiquem problemas com seus aplicativos por meio de captura e reprodução. Outra ferramenta, PlayStation VR2 Comfort Sample, permite que os desenvolvedores aprendam sobre os vários problemas de implementação que podem ocorrer ao desenvolver jogos VR.