A Sony está sendo acusada de ‘desprezar’ os consoles Xbox e Nintendo em pedidos de patente da PlayStation. Embora não cite nenhum console, as patentes se referem a sistemas de entretenimento doméstico não-PlayStation como outros fabricantes inferiores.
O site GameRant (via PS LifeStyle) apontou que a Sony apresenta duas versões de seus pedidos de patente. Uma versão está em formato PDF, que é usada especificamente para fins legais, e esta versão parece omitir o texto que se refere a outros fabricantes de console como “inferiores”.
Florian Mueller, da Foss Patents, tem mais de 30 anos analisando patentes e propriedade intelectual. Segundo ele, isso é inédito. Em um longo artigo em seu próprio blog, ele observou que a Sony tem usado essa linguagem “infantil” e “não profissional” em patentes que datam de 2011.
Mueller então passou a compartilhar uma lista de patentes contendo esse idioma de vários anos, observando separadamente no Twitter que mesmo alguns PDFs usados para fins legais contêm esse idioma. Ele também afirma que sua postagem no LinkedIn sobre este tópico foi apreciada por vários profissionais do setor, incluindo um consultor sênior da Nintendo, sugerindo que concordam com ele.
Atualização: o site Push Square diz que tanto Mueller quanto o site GameRant estão equivocados. O uso da Sony para “inferior” é, basicamente, direcionado aos consoles antecessores da própria empresa (ou seja, numa patente para PS4, seria para o PS3 ou PS2, por exemplo). O site argumenta que os consoles antecessores são citados em determinadas patentes nas frases anteriores onde é dito ‘inferior’.