A Sony e a Microsoft estão abordando a próxima geração de duas maneiras notavelmente diferentes. O PlayStation 5 será lançado com duas edições diferentes, uma versão com leitor de discos e uma edição digital sem leitor. Ambos os PS5s apresentam as mesmas especificações além da unidade de disco. O Xbox Series S, por outro lado, é uma iteração de baixa especificação de seu irmão mais poderoso – o Xbox Series X. Embora a Sony considerasse um dispositivo do estilo Série S, a empresa acabou desistindo desse caminho. Aparentemente, tal empreendimento teria se mostrado muito “problemático”.
O CEO e presidente da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, observou isso em uma entrevista ao AV Watch, traduzida pelo Video Games Chronicle. De acordo com o VGC, o executivo da PlayStation primeiro abordou o assunto, tornando conhecido seu respeito pela “decisão de cada concorrente e suas filosofias”. Ainda assim, a Sony continua confiante em sua própria estratégia de próxima geração.
Ele então afirmou que os consoles de “especificações reduzidas” não têm historicamente um bom desempenho no mercado.
“Uma coisa que pode ser dito é que se você olhar para a história do negócio de jogos, criar um console especial de baixo preço e especificações reduzidas é algo que não teve grandes resultados no passado. Nós consideramos essa opção e vimos outros executivos que tentaram isso descobrir como ela é problemática”.
A pesquisa da Sony, continuou Ryan, indica que os jogadores que compram consoles geralmente estão interessados em “usá-lo por quatro, cinco, seis ou até sete anos”. Essencialmente, os jogadores querem acreditar que estão investindo em um produto “preparado para o futuro” que não ficará desatualizado em poucos anos.
Não está claro a quais outros consoles de especificações reduzidas Ryan está se referindo aqui, no entanto. Mesmo olhando para a própria linha de produtos da Sony, o PS4 Slim padrão continua vendendo mais que o PS4 Pro, apesar de suas especificações mais baixas, e o Nintendo Switch é um sucesso absoluto de vendas.
O PlayStation 5 chegará em 19 de novembro no Brasil. A pré-venda está disponível.