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Sonic Racing: CrossWorlds – Preview

Um dos melhores jogos de kart que existem é Sonic & All-Stars Racing Transformed. É difícil explicar o motivo, mas talvez por ser desafiador, ter um elenco variado e um gameplay interessante são influências fortes, sem dúvidas. O jogo seguinte da série, Team Sonic Racing, não é ruim, mas é muito mais simples e não chega aos pés de seu antecessor.

Desde o seu anúncio, Sonic Racing: CrossWorlds tem se mostrado um projeto bem interessante. Quando tive a oportunidade de jogá-lo no teste de rede fechado que aconteceu no início do ano, achei que tinha potencial, apesar do teste em si ser bem limitado.

Na semana passada fomos convidados pela SEGA para conferir uma nova versão de Sonic Racing: CrossWorlds e a jogamos por volta de 45 minutos. Devo admitir que saí muito mais empolgado pelo jogo neste novo teste e o reinado de Transformed pode estar ameaçado.

Sonic Racing: CrossWorlds

Para quem não sabe, Sonic Racing: CrossWorlds é um jogo de kart com diversos personagens de Sonic, mas também de outras séries da SEGA e até mesmo de “outros mundos” que virão como DLC. Até o momento, temos confirmados Bob Esponja, Minecraft, Pac-Man, Tartarugas Ninja e Avatar.

O diferencial deste jogo é o que está em seu sub-título: sempre na segunda volta de uma corrida, o primeiro colocado pode escolher entre dois mundos que aparecem (a princípio, são aleatórios). A segunda volta ocorrerá nesse segundo mundo, enquanto que a terceira retorna para o mundo da primeira volta. Ou seja, Pista X Volta 1 > Pista Y Volta 2 > Pista X Volta 3.

Por conta dessa mecânica, há muitas pistas do universo Sonic. É difícil saber o número final, mas arrisco a dizer que será um número muito grande: cerca de 30 pistas normais e mais um monte de “CrossWorlds”.

Na demo que tivemos acesso havia três pistas até então inéditas: Kronos Island de Sonic Frontiers, Northstar Islands de Sonic Superstars e White Space de Sonic X Shadow Generations. As três pistas são muito bacanas, com destaque para a última: em sua terceira volta, temos o visual do endgame antes da batalha de Shadow contra Doom.

Sonic Racing: CrossWorlds

Mas vamos ao que realmente interessa: o gameplay. Uma das coisas que presenciei no teste de rede fechado era que as corridas se tornavam muito caóticas rapidamente, porque ao encostar nos oponentes você perde anéis. Aqui deu uma diminuída significativa, mas ouso dizer que a IA é bem inteligente, abusando de itens sempre que pode (joguei no Hard nesse teste, sendo que havia outras duas dificuldades maiores indisponíveis na demo).

Sonic Racing: CrossWorlds continua sendo um jogo de kart padrão: corra, pegue itens, jogue-os nos oponentes, realize drifts ou manobras no ar para ganhar boost e vença a corrida. Uma fórmula de sucesso que não tem como errar.

Mas não seria um jogo novo se não tivéssemos novidades. Na demo havia a opção de escolher e customizar não apenas seu veículo, mas também os diversos “perks” (chamados de dispositivos no jogo). É isso que fará toda a diferença na corrida e, sinceramente, as opções disponíveis chegam a assustar à primeira vista.

Sonic Racing: CrossWorlds

Com um total de seis espaços, você precisa equipar dispositivos de variados tipos que condizem com o seu estilo. É possível aumentar o número de manobras aéreas realizando-as mais rapidamente, levar itens extras, acelerar a velocidade do drift, aumentar a chance de determinados tipos de itens e assim por diante. O dispositivo pode ocupar até três espaços, dependendo do que ele faz.

Como na nossa demo havia inúmeras opções, foquei no que havia presenciado no teste de rede, que era um drift mais rápido e manobras aéreas mais rápidas também. Mas no jogo final, além de tudo isso ser destravado aos poucos, haverá tempo para testar e montar tudo com calma – algo que eu não tinha naquele momento.

É possível salvar pré-sets desses dispositivos, portanto quando for jogar, basta definir isso apenas uma vez e depois escolher o pré-set desejado.

Sonic Racing: CrossWorlds

Os veículos também podem ser customizados e, a princípio, há muitas opções (e várias delas, adivinhe, precisam ser destravadas jogando). No entanto, é mais o carro em si que afeta as suas estatísticas (além da escolha dos dispositivos acima). Por exemplo, o carro de Sonic é focado em velocidade, enquanto que o de Tails na aceleração. Há também pilotagem, potência e turbo como parâmetros.

E o personagem não é travado ao veículo: você pode jogar escolhendo Shadow e o carro de Tails ou Dr. Eggman e a Extreme Gear (a prancha) de Jet (sim, isso mesmo que você leu).

Assim, a princípio, você escolhe o veículo que o agradar melhor por conta de suas estatísticas. Usa o personagem que quiser (a escolha dele não aparenta afetar as características) e escolhe os dispositivos/perks que o agradam. O restante de customização é tudo estético (assim como o personagem).

Sonic Racing: CrossWorlds

Por fim, os modos de jogo. Na nossa sessão conferimos o Grand Prix, Time Trial e Parque de Corrida. O primeiro é o que você imagina: são quatro corridas com três voltas cada. As três primeiras corridas seguem o estilo que explicamos anteriormente de CrossWorlds, enquanto que a quarta corrida são três voltas nas três pistas do Grand Prix selecionado.

Time Trial dispensa comentários: é o clássico corrida contra o tempo. Aqui, no entanto, há tempos que você precisa bater para atingir rank S. Em nossas duas corridas rápidas alcançamos apenas B, mas usamos dispositivos voltados para uma corrida normal (como usar mais itens de ataque). É preciso configurar o veículo pensando apenas em correr contra o tempo – de novo, algo que não tínhamos tempo para fazer.

Finalmente, o Parque de Corrida é simplesmente um modo para jogar com amigos. São diferentes opções de batalha em que você joga tanto localmente quanto online. Você forma equipes e deve vencer os oponentes conforme as regras dispostas: colete mais rings que os adversários, passe por mais boosts, etc. O interessante é que há uma mecânica que lembra um pouco Team Sonic Racing: ao encostar nos seus companheiros de equipe, ao invés de remover rings deles como seria com um adversário, você fornece boost a eles. Inclusive, há uma grande barra na tela que, quando estiver cheia (ela vai preenchendo conforme você encosta nos amigos), um Superturbo ocorre para o seu time.

Sonic Racing: CrossWorlds

Como dito anteriormente, jogamos apenas por cerca de 45 minutos. É preciso muito mais para um veredito – principalmente com amigos e o online, algo que nem chegamos a ver nesse teste.

Neste fim de semana ocorre o teste de rede aberto, entre 29 de agosto e 1º de setembro. Recomendo jogá-lo para conferir o game da melhor forma possível – você mesmo e de graça. Saiba mais sobre o teste no site oficial e realize o pré-load na PS Store:

Sonic Racing: CrossWorlds será lançado em 25 de setembro para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch e PC.

O PSX Brasil agradece a SEGA pelo convite de conferir Sonic Racing: CrossWorlds.

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