O desenvolvedor indie brasileiro, ansdor, e a publisher BlitWorks anunciaram que Slipstream recebe a nova expansão de conteúdo gratuita chamada “blue hour” no dia 28 de junho para PS4, Xbox One e Switch.
O título receberá versão nativa para Xbox Series nessa data e mais tarde para PlayStation 5. Blue hour oferecerá 5 novas pistas com suas respectivas novas faixas musicais, 3 carros e 2 modos de jogo novos.
“A hora azul, ou blue hour, é um breve período do dia, após o pôr do sol, mas antes da noite, quando o céu assume um tom azul profundo. Há muito tempo é apreciado por pintores e fotógrafos por causa das belas e únicas propriedades da luz durante esse período. A luz fraca do sol ilumina tudo suavemente, e o céu azul profundo cria um grande contraste com as lâmpadas urbanas geralmente amareladas. É um momento de beleza natural que acontece todos os dias. E como as horas do dia sempre foram um tema em Slipstream, nessa expansão juntei forças com o Effoharkay e aproveitei para explorar esse tema um pouco mais”, diz Sandro de Paula, também conhecido como “ansdor”.
Todas as novas pistas são ambientadas em locais do mundo real, mais especificamente em locais exóticos ou inesperados da Europa: Marselha, Pompéia, Transilvânia, Granada e Edimburgo. As habilidades de Ansdor melhoraram muito desde 2018 e ele também adicionou muitos novos recursos à engine do Slipstream, e as novas pistas fazem uso intenso deles, como um sistema de neblina e um sistema de iluminação dinâmica que permite que os faróis dos carros iluminem a pista em tempo real tempo. A expansão parece um jogo antigo de 32 bits, enquanto o original era mais um jogo tardio de 16 bits. O desenvolvedor quis experimentar novas técnicas e fazer experiências artísticas que não eram possíveis no jogo original.
Quanto a música, o objetivo de Effoharkay era manter uma consistência da mesma trilha sonora de vapor sintético, mas sem depender de instrumentos de som de sintetizador. A maioria das músicas foi inspirada nas excêntricas melodias de corrida elétrica de Ridge Racer 4, NFS e Wipeout. Ele queria que fosse pulsante, dinâmica e diversificada, sem se preocupar com a qualidade ou estrutura da produção original.