A longa espera por um novo capítulo na aclamada franquia skate. finalmente chegou ao fim. A Electronic Arts e a Full Circle anunciaram que skate. será lançado em Acesso Antecipado em 16 de setembro para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PlayStation 4, Xbox One, e PC via Steam, Epic Games Store e EA app. A chegada do título é um momento de celebração para a comunidade de longa data, que se sentirá em casa com a abordagem acessível e focada em multiplayer que o jogo oferece.
Durante o processo de preparação do estúdio para o lançamento do título, o PSX Brasil foi convidado a testá-lo durante algumas horas e agora posso compartilhar com vocês minhas impressões baseadas nas primeiras horas com o jogo, em uma versão de PC, que foram extremamente positivas. Cabe, antes de tudo, apontar que foi uma quantidade restrita de horas e muita coisa pode mudar baseada no lançamento para consoles. Além disso, o título chegará em Acesso Antecipado e gratuito para jogar, o que naturalmente traz algumas arestas a serem aparadas, mas, como um todo, a experiência geral é sólida e promissora.
Como é de se imaginar, o foco principal, e a melhor parte, da experiência que tivemos é, sem dúvida, o gameplay. Tudo é incrivelmente fluido e recompensador. O jogo te incentiva a aprender e dominar a execução de manobras, com um sistema que torna cada sucesso bastante satisfatório. O tempo investido na curva de aprendizado inicial é recompensado com a sensação de fluidez e controle total sobre cada movimento.
Essa fluidez não se restringe apenas ao skate; a movimentação de exploração do mapa também é intuitiva, permitindo transições suaves entre estar sobre o skate e explorar a pé, seja escalando uma parede para alcançar um novo pico ou simplesmente correndo em direção a um corrimão para uma manobra de slappy. O coração dessa experiência é o restaurado e aprimorado Sistema Flick-It, revivido pela Frostbite Engine para proporcionar uma precisão e controle incomparáveis.
Para os veteranos da franquia, o Flick-It traz a magia de volta, com a familiaridade do controle de manobras que exige precisão no movimento do analógico. Para os novos jogadores, a Skatepédia serve como um recurso essencial para dominar manobras e estilos, oferecendo tutoriais claros e práticos. Além disso, novas manobras como wallies, slappies e firecrackers foram adicionadas, oferecendo novas formas de interagir com o ambiente e expandindo o leque de possibilidades criativas que sempre foi a marca registrada da série.
Como um todo, é uma experiência que, pelo menos sobre o skate, recria muito bem o que o jogador esperaria de explorar um skate park, graças à liberdade e vasto repertório para recriar exatamente aquilo que se vê em competições de skate street só que no mundo virtual. Ainda são manobras mais realistas, sem malabarismos exagerados, o que ajuda a reforçar esse senso de simulação que o jogo traz.
É claro, para que todo o ótimo gameplay funcione, o mapa, a cidade de San Vansterdam, precisa estar devidamente ajustado ao que o jogador precisa para brincar. O que os jogadores encontrarão aqui é mundo aberto com quatro bairros distintos: Jardim Eldorado, Vila da Crista, Mercado do Milhão e Cais dos Tijolos. O mapa não dá tanto a sensação de uma cidade realista, mas sim de um playground gigante, mais parecido com o planejamento de mapas visto em jogos como Tony Hawk’s Pro Skater American Wasteland.
Isso, é claro, tem seus lados positivos e negativos. Por um lado é uma mudança considerável daquilo tradicionalmente visto na série, que traz cidades mais realistas para que o jogador possa realmente pensar o mundo como um skatista o faria na vida real. Por outro lado, te coloca constantemente na mentalidade de executar e pensar em novas manobras, com o design de San Vansterdam te incentivando a estar o tempo todo tentando transformar cada canto em uma oportunidade para um combo ou um grind perfeito. Isso entrega vários picos únicos e bem divertidos, mesmo que fuja da fórmula original da série.
A verticalidade é um elemento chave, com novos controles fora do skate que permitem aos jogadores escalar, explorar e encontrar novos lugares a partir dos quais realizar um drop. Essa liberdade de movimento abre um leque de possibilidades para descobrir rotas secretas e lugares escondidos. O jogo trará ainda um sistema de customização chamado de “Posicionamento Rápido”, cujo objetivo será permitir que você personalize o ambiente para dar mais ferramentas para executar suas manobras. O outro grande foco da Full Circle é na comunidade e uma experiência partilhada bastante funcional, vide o lançamento free-to-play reduzindo a barreira de entrada para o jogo, permitindo que os jogadores moldem o mundo de acordo com suas próprias necessidades e estilos de skate.
Nessa mesma pegada de comunidade, o jogo já chegará com suporte para cross-platform e cross-progression, tornando-o extremamente acessível para todos. Ainda mais considerando o lançamento em Acesso Antecipado, a ideia é que a equipe trabalhe bem próximo da comunidade em um desenvolvimento colaborativo para garantir que o produto final reflita os desejos e as necessidades dos jogadores.
É claro, questões sobre monetização e outros temas sempre vão deixar dúvidas e preocupações já que, apesar de todas as belas palavras, o jogo como um todo precisa se sustentar para que o título entre o conteúdo que se espera a cada nova temporada. Resta ver o quão agressiva essa monetização vai ser já que, apesar do modelo potencialmente atrair uma base de jogadores maior, retê-los será a parte mais importante. A promessa é que cada nova temporada traga novos desafios, cosméticos, músicas, atualizações de mundo e novos eventos, muitos dos quais deverão ser microtransações, garantindo que a experiência de San Vansterdam esteja em constante evolução.
Preocupações com a monetização à parte, a verdade é que, por tudo que pudemos ver e jogar, skate. promete ser um título muito divertido e um experimento necessário para a EA. O gameplay como um todo é bem promissor e a possibilidade do mundo evoluir bastante quando finalmente chegar às mãos dos jogadores no dia 16 de setembro é o que mais empolga. E, sinceramente, poucas coisas podem ser tão relaxantes no mundo caótico que vivemos quanto dar um rolê de skate por uma bela cidade.
skate. será lançado em Acesso Antecipado em 16 de setembro para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PlayStation 4, Xbox One e PC via Steam, Epic Games Store e EA app.