Não é segredo que Until Dawn era originalmente um título de PS3. O jogo estava em desenvolvimento pela Sony London Studio antes de ir para a Supermassive Games e mudar para o PS4.
Until Dawn no PS3
O site Time Extension conversou com algumas fontes para saber mais dessa história.
De acordo com as fontes do site, o London Studio começou inicialmente a trabalhar em Until Dawn em 2008, com o estúdio reunindo a equipe de um grupo de pessoas que já haviam se envolvido com projetos como The Getaway 3 e Eight Days, bem como um grupo de novas contratações. Esta versão anterior do jogo compartilhava alguns dos mesmos traços gerais do produto final, apresentando um cenário semelhante e uma premissa sobre um grupo de pessoas sendo perseguidas em uma montanha por uma ameaça sinistra, mas apresentaria um elenco de personagens totalmente diferente, falta de elementos sobrenaturais e estava sendo desenvolvido para o controle PS Move do PS3.
“Foi um dos primeiros títulos do PlayStation Move”, disse a fonte. “Quando entrei, o PlayStation Move não tinha sido anunciado e o Wii estava indo muito bem. Então a Sony queria fazer alguns jogos de lançamento para seu concorrente do Wii. Entrei e as pessoas tinham esses primeiros controles do PlayStation Move, que foram conectados aos kits de desenvolvimento”.
“Então, fomos escolhidos para ser o estúdio que criaria o verdadeiro desejo ardente de ter esse controle e de ser o primeiro produto a usá-lo corretamente. Então passamos muito tempo tentando acertar o design do controle, a sensação certa, conseguindo o tipo de zonas mortas. Então foi um grande negócio para a Sony London na época, porque deveríamos entregar o jogo que seria um ‘killer app’ para o controle Move. Portanto, inicialmente foram investidos muitos recursos nele”.
Como dizem as fontes, estava sendo feito com uma versão fortemente modificada da engine de SingStar (em oposição à Decima que foi usada no jogo final) e teria jogadores controlando dois personagens (em vez de 8) com a opção de jogar sozinho ou com um parceiro. Este modo para 2 jogadores não era exatamente o que você esperaria de uma experiência multiplayer tradicional e, em vez disso, veria os jogadores trocando o PS Move entre eles conforme a perspectiva mudava entre os dois personagens principais, Scott Monroe e Chrissie Clarke.
“Foi direcionado a casais de 20 e poucos anos para cooperação no sofá”, disse uma fonte. “As pessoas estavam jogando e passavam para seus parceiros. Eles faziam uma pequena seção. Era um título interativo baseado em uma história. Pense em Pânico x Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado”.
O jogo teria sido uma experiência em primeira pessoa (em contraste com a versão em terceira pessoa que foi lançada mais tarde) e teria visto jogadores usando o PS Move para resolver quebra-cabeças, jogar minigames e participar de quick time events.