Site explica como acontecem os vazamentos de anúncios de jogos pelos vídeos privados do YouTube

YouTube

De acordo com um relatório do site 404 Media, um funcionário foi responsável por vários anúncios vazados da Nintendo no passado por conta de vídeos privados no YouTube. Mas, de acordo com as fontes do Insider Gaming, isso é apenas a ponta do iceberg nessa nova cultura de vazamento do Google/YouTube.

O site Insider Gaming sabe de duas histórias que funcionários do YouTube viram vídeos privados e vazaram as informações contidas neles. A primeira é de um YouTuber chamado ‘KSI’ que, ao rir, dava um vale-presente da Amazon no próprio vídeo. Com a popularidade desse formato, ele já chegou a dar 1 mil dólares por cartão pré-pago. No entanto, ele descobriu que os cartões já estavam resgatados antes mesmo do vídeo ir a público. O YouTube fez uma investigação e acabou demitindo alguns funcionários que assistam aos vídeos e roubavam os cartões.

A outra investigação, seja por coincidência ou não, ocorreu logo após o trailer de GTA 6 e que também levou a funcionários demitidos.

Como isso acontece no YouTube?

“Seus vídeos não são assistidos apenas para aprovação de monetização”, disse uma fonte do Insider Gaming. “Eles são assistidos por funcionários o tempo todo”, eles continuaram. Isso incluía qualquer coisa privada, programada ou não listada: showcases, anúncios de jogos e outras filmagens que não deveriam ser divulgadas.

O recente State of Play da Sony foi uma confirmação de que isso ainda acontece. Cerca de 18 horas após o State of Play ser programado no YouTube, quatro pessoas diferentes enviaram a lista completa de jogos para o Insider Gaming. Alguns nomes de jogos eram ligeiramente diferentes de outros, provavelmente por causa de diferentes regiões e da pressa em anotar tudo para ser o primeiro, mas todos estavam geralmente corretos. Um desses indivíduos até disse que a informação foi vendida a uma pessoa não identificada por uma pequena quantia de três dígitos, que então lhe disse para espalhá-la para mais pessoas para validar.

Vale notar, por exemplo, que o leaker do Dealabs, billbil-kun, deve usar esse sistema. Ele disse que um novo Astro Bot seria revelado com uma ‘cena no deserto’ e que Concord introduziria seus personagens, além de uma amostra do gameplay. São informações bastante específicas que somente alguém que viu os trailers saberia dizer com essa precisão.