Em conversa com o site PC Gamer na Gamescom 2025, o produtor da série Silent Hill, Motoi Okamoto, comentou sobre a protagonista Hinako Shimizu de Silent Hill f e seus traumas.
“O jogo acompanha os tormentos e turbulências de Hinako [Shimizu], uma jovem reprimida”, disse Okamoto. “Hinako é uma pessoa que passou por muita repressão, então há muitas coisas que a pressionam. Essa é a fonte de muitos de seus conflitos internos. O foco que colocamos na história, e para Hinako, é como ela reúne a coragem para combater essa repressão”.
Fica claro de imediato que Hinako não quer se conformar com o que a sociedade vê como seu papel de esposa ou filha subserviente. Ao contrário de sua irmã mais velha, ela não parece ter muito interesse em se casar e não sente mais amor pelo pai abusivo, que parece ignorá-la ou gritar com ela, dependendo do seu humor.
A história de fundo carregada de traumas de Hinako está em grande parte alinhada com a de uma protagonista típica de Silent Hill. Mas Silent Hill muda um pouco a história de Hinako, voltando no tempo. “A razão pela qual chegamos à década de 1960 é porque esta é uma era que representa a repressão feminina na sociedade japonesa”, diz Okamoto. “A década de 1960 foi uma época em que esse tipo de repressão era predominante, mas também é uma das eras marcantes na história japonesa para os movimentos pelos direitos das mulheres”.
“Dividimos a tensão e o horror em duas seções”, diz Al-Yang, diretor de jogo de Silent Hill na desenvolvedora NeoBards. “Uma são as coisas que aconteceram com ela, ou aconteceram com pessoas em sua vida. Isso é algo importante, sem entrar em muitos detalhes. E a próxima são as coisas que podem acontecer, ou basicamente o medo de que coisas que estão prestes a acontecer se concretizem. Então, essas são as duas direções principais que estabelecemos. É muito semelhante a como Heather opera em Silent Hill 3“.
Mas situar Silent Hill na década de 1960 tem outro benefício adicional. “Essa era também foi escolhida porque era distante o suficiente no passado para que as pessoas se lembrassem de algumas coisas”, acrescenta Al-Yang. “Então você consegue reconhecer um telefone, mas talvez nunca tenha usado um telefone de disco antes. É apenas na fronteira entre o passado e a mitologia. Então, é aí que as coisas começam a ficar um pouco confusas. Você encontrará muitas coisas familiares em um formato desconhecido”.
Silent Hill f será lançado em 25 de setembro para PS5, Xbox Series e PC.