Shuhei Yoshida revela curiosidades do passado: PlayStation, Dragon Quest, Final Fantasy e mais

Shuhei Yoshida

No fim de semana passado, Shuhei Yoshida recebeu o primeiro prêmio honorário da Bilbao International Games Conference (BIG Conference).

Yoshida se juntou ao co-diretor da BIG Conference, Antonio Santo, para um bate-papo, no qual ele refletiu sobre sua carreira e deu sua opinião sobre o estado atual da indústria.

Aqui estão algumas das citações mais interessantes de Yoshida em sua aparição na BIG Conference:

  • “Ken Kutaragi me disse que estava trabalhando em uma máquina com gráficos revolucionários e planejava vendê-la por menos de 500 dólares. Minha tarefa era conversar com estúdios e editores japoneses para convencê-los a publicar seus jogos no PlayStation”.
  • “Uma vez uma editora me disse para revisitá-los assim que atingíssemos um milhão de vendas. Nossa equipe de marketing até usou essa frase. Acabamos vendendo um milhão de unidades. E voltei para visitar aquela editora”.
  • “Nossas vendas no primeiro ano no Japão foram boas. Mas estávamos competindo contra a SEGA, e o Saturn teve um bom segundo ano. Eles lançaram Virtua Fighter 2 e outros títulos fortes. Nosso catálogo não era tão forte naquele segundo ano, mas tivemos uma boa formação na Europa e nos Estados Unidos, então nosso desempenho lá foi bom. Tudo mudou quando convencemos a SquareSoft e a Enix, proprietária das IPs Final Fantasy e Dragon Quest, duas das IPs mais populares do Japão, a lançá-los no PlayStation”.
  • “Fazer jogos para PS3 foi desafiador porque a arquitetura era muito peculiar. Para Ken Kutaragi, um bom engenheiro de computação deve ser capaz de resolver qualquer problema. Mas esses desafios foram difíceis no PS3. A empresa teve que se virar, Kaz Hirai tornou-se CEO da SCE e mudou a abordagem para fazer máquinas parecidas com PCs que eram muito fáceis de programar, como PlayStation Vita e PlayStation 4”.