A última edição da revista Dengeki PlayStation possui um artigo do chefe da Iniciativa para Desenvolvedores Independentes da Sony Interactive Entertainment, Shuhei Yoshida, no qual ele fala sobre o PS5 e muito mais.
Yoshida comenta que os desenvolvedores têm dito que é mais fácil criar jogos no PlayStation 5 do que nas outras plataformas, principalmente o PS4. Ele menciona que, se o desafio colocado pelo hardware se tornar um obstáculo a ser superado, os desenvolvedores não poderão se concentrar na criação dos jogos.
A Sony tinha a mesma política com o PS4 (principalmente depois que o PS3 foi um console difícil de ser trabalhado), mas Yoshida acredita que o PS5 é ainda melhor. Ele está ansioso para ver o que acontecerá um ano após o lançamento do console.
Yoshida também explicou que sente um “impulso” de desenvolvedores asiáticos de países como China e Malásia, mencionando o desenvolvedor de Genshin Impact, MiHoYo, e os criadores de Gigabash, Passion Republic Games. Ele comenta que são jovens, trabalhadores e talentosos, e espera ver o que eles criarão no futuro.
Com o PlayStation lançado na China, parece que está se tornando cada vez mais popular localmente, e Yoshida-san sente que há muito potencial para o futuro.
Por último, mas não menos importante, Yoshida falou sobre a festa realizada para comemorar a aquisição da Insomniac Games. Apesar dele trabalhar com a desenvolvedora há 20 anos, finalmente sente que o “muro” se foi.
As duas companhias sempre foram muito próximas, mas havia informações confidenciais que não podiam ser compartilhadas antes. Agora, isso mudou e não há mais necessidade de negociar todos os projetos. Yoshida não pode esperar para ver o que fará, e a Insomniac está ansiosa para interagir com os outros estúdios da WWS e com os desenvolvedores de hardware diretamente.