Shuhei Yoshida, antigo diretor do Worldwide Studios da Sony parece ter respondido a uma crítica recente feita pelo chefe da divisão Xbox da Microsoft, Phil Spencer, revelando um pouco sobre as diferentes visões dos dois (e suas respectivas empresas) para trazer inovações e novos conteúdos para os jogadores.
Em uma entrevista recente ao Stevivor durante a X019, Spencer disse que “ele tem alguns problemas com VR – é isolante e eu costumo ver jogos como algo comunal, uma experiência de união. Nós estamos respondendo ao que nossos consumidores estão pedindo e… ninguém está pedindo por VR.” Spencer continou dizendo que “A grande maioria dos consumidores sabe que se quiserem experiências em VR, existem lugares para tê-las. Nós vemos os volumes delas no PC e em outros lugares”.
Por fim, Phil Spencer alega que não existe nenhuma empresa vendendo “milhões e milhões de unidades de VR”, um fato estranho considerando o anúncio da Sony em março de que o PlayStation VR vendeu mais de quatro milhões de unidades, número expressivo considerando o preço e os pouco mais de três em que a unidade está no mercado.
Apesar de compreensível a opinião do Phil Spencer, sendo provável que muitos inclusive concordem com ele, essas declarações parecem ter atraído uma resposta do Shuhei Yoshida, responsável por autorizar e guiar o desenvolvimento de vários títulos para o PS VR e hoje responsável pelo relacionamento com estúdios independentes, grandes apoiadores da plataforma, em sua conta no twitter:
(´-`).。oO(we oftentimes work hard to make things that no customers are asking for them)
— Shuhei Yoshida (@yosp) November 26, 2019
O Yoshida não mencionou as declarações do Spencer diretamente, mas é fácil ligar os pontos, ainda mais quando a Sony é a responsável pela plataforma de Realidade Virtual mais bem-sucedida do mercado, mesmo que ainda seja algo bem de nicho como a própria empresa já esperava, e cujo suporte deverá continuar com o lançamento do PlayStation 5, sem deixar de usar o alto nível dos desenvolvedores sob a Worldwide Studios para entregar várias experiências mais tradicionais de alto nível como os fãs pedem.