A luta, ocorrida em abril de 2009 em Montreal, foi de grande importância para os dois profissionais do UFC. O kickboxer americano Chuck Liddell estava chegando ao fim da carreira, mas precisava desesperadamente de uma vitória no meio-médio para provar que o ex-campeão ainda estava cheio de força. Os fãs de MMA já esperavam por essa luta há muito tempo e, as expectativas eram de que as ações do perdedor despencassem. Naquela época, Shogun Rua não conseguia atingir o auge após se profissionalizar no UFC, e uma vitória sobre o ambicioso americano prometia perspectivas poderosas.
O Significado Do Combate Para Shogun E Seu Caminho Para A Vitória
Sua carreira no UFC teve um começo difícil. Shogun fez sua estreia em um duelo contra o intitulado F. Griffin, mas, o brasileiro era visivelmente inferior em tamanho e habilidade, e pouco antes do confronto sofreu uma lesão no joelho. O dano se fez sentir à medida que a luta avançava e Shogun começou a perder força rapidamente. Tudo terminou com um estrangulamento, do qual foi impossível se libertar. Havia necessidade de uma operação urgente por isso, até 2009 Mauricio não travou uma única luta.
A volta aconteceu em duelo com Mark Coleman e, se naquela época fosse possível na sua conta pessoal no 1Win login, muitos fãs do UFC estariam do lado do Shogun Rua, mas aconteceu que Coleman, de 44 anos, aguentou quase até o final da luta e só conseguiu quebrar a resistência desse profissional experiente com enormes esforços. A vitória foi contabilizada como nocaute técnico, e o confronto em si foi reconhecido como o melhor do dia.
Agora, para estar na lista dos melhores lutadores do MMA e contar com o campeonato, era preciso derrotar o extremamente inconveniente, mas não mais o jovem Chuck Liddell. Durante anos, ele foi conhecido como um lutador que esperou o momento certo para desferir um golpe único e devastador e nocautear o oponente, mas ninguém imaginou o quão previsíveis seriam suas ações na batalha contra Rua, os críticos profissionais acreditavam que a luta aconteceria em pé, da qual Chuck sairia vitorioso, e Shogun estava mal preparado para tais conquistas, mas não podiam estar mais longes da verdade.
Análise Tática E Supremacia Rua
Olhando os atletas no octógono, a impressão seria de que o americano estava cem por cento confiante em si mesmo e derrotaria Mauricio sem problemas. Ele caminhava orgulhoso e mandava gestos para seus fãs. Já o brasileiro estava todo dinamizado e sua expressão facial indicava total disposição para lutar até o fim.
Desde os primeiros segundos ficou claro que Rua abordou essa luta em condições muito mais fortes do que antes. Ele foi o primeiro a atacar, mas Liddell, que conhecia adversários mais poderosos, segurou bem e às vezes contra-atacou duramente. Poucos ousariam prever que o brasileiro daria conta da tarefa tão rapidamente. Faltavam pouco mais de 30 segundos para o final do primeiro round, quando um gancho de esquerda de Mauricio nocauteou o famoso kickboxer. Ele correu para finalizar o adversário e conseguiu desferir vários golpes, mas a luta já havia sido interrompida e a vitória poderia ser comemorada. A derrota nesta luta foi o principal motivo do fim da carreira ativa de Chuck Liddell, posteriormente, ainda entrou mais duas vezes no octógono como lutador profissional, mas não obteve sucesso.
Impacto Da Luta Nos Fãs E Na Imprensa
Para o público que apoia Rua, essa luta foi uma grande surpresa, finalmente, o ídolo deles apareceu como eles esperavam há muito tempo. A imprensa elogiou o triunfo sobre Chuck como uma volta à boa forma, que prometia novas surpresas.
Essa luta acabou permitindo a Shogun que:
- Sentisse sua superioridade sobre um lutador poderoso e famoso;
- Entrasse no top dez melhores lutadores do UFC;
- Participar de uma luta pelo campeonato dos meio-pesados.
Após tanto sucesso, ficou claro para todos que as dificuldades enfrentadas pelo artista marcial brasileiro eram de natureza objetiva e, apesar de tudo, conseguiu superar lesões e outros obstáculos que o impediram de subir na carreira.
O Que Vem Por Aí Para Shogun Após Uma Vitória Significativa
Em outono de 2009, dois brasileiros decidiram quem ficaria com o título de mais forte. Em duelo com L. Machida, Shogun perdeu por decisão unânime. Numerosas polêmicas que surgiram após essa luta atestam a vantagem de Rua onde, até o presidente do UFC, D. White, o defendeu. Segundo as estatísticas, ele desferiu o dobro de golpes que seu oponente e uma desforra estava claramente se formando e logo Rua se tornou incondicionalmente o décimo primeiro campeão entre os meio-pesados do UFC, mas, não demorou muito, pois Machida foi derrotado no primeiro round após um golpe preciso que o nocauteou.