Shinji Mikami explica por que queria a exclusividade de Resident Evil 4 no GameCube

Resident Evil 4

Resident Evil 4 está em diversas plataformas agora, mas nem sempre foi o caso. Originalmente, ele foi criado apenas para o GameCube. Grande parte disso foi devido ao diretor Shinji Mikami.

Mikami assinou um acordo exclusivo com a Nintendo antes do lançamento de Resident Evil 4. Em entrevista à Variety, ele explicou que a parceria surgiu devido à preocupação com a indústria de jogos. Mikami temia que, se os esforços de jogos do PlayStation da Sony e do Xbox da Microsoft não funcionassem, “eles poderiam simplesmente voltar para o que são bons e pelo que são conhecidos” (ou seja, outros ramos da indústria que não sejam os videogames).

Mikami adicionou:

“Na época, eu estava pensando, ‘bem, a Nintendo pode ser a única que restou no futuro que teria jogos para as pessoas – não apenas para crianças, mas também para adultos’. Esse era o pensamento na época. E então eu estava completamente errado”.

Mikami também disse o seguinte sobre a exclusividade do GameCube de Resident Evil 4:

“Lembro-me que o presidente da Capcom, Tsujimoto Kenzo-san, me chamou e me perguntou: ‘será que realmente não vamos lançar em outras plataformas?’”, perguntou. “E eu tive que dizer: ‘bem, se você quiser fazer isso, você pode fazer isso, mas você tem que me despedir primeiro”.

Coincidentemente, 2020 é o aniversário de 10 anos da Tango Gameworks, estúdio fundado por Mikami. Veja abaixo um pequeno trailer comemorativo.