Resident Evil 4 está em diversas plataformas agora, mas nem sempre foi o caso. Originalmente, ele foi criado apenas para o GameCube. Grande parte disso foi devido ao diretor Shinji Mikami.
Mikami assinou um acordo exclusivo com a Nintendo antes do lançamento de Resident Evil 4. Em entrevista à Variety, ele explicou que a parceria surgiu devido à preocupação com a indústria de jogos. Mikami temia que, se os esforços de jogos do PlayStation da Sony e do Xbox da Microsoft não funcionassem, “eles poderiam simplesmente voltar para o que são bons e pelo que são conhecidos” (ou seja, outros ramos da indústria que não sejam os videogames).
Mikami adicionou:
“Na época, eu estava pensando, ‘bem, a Nintendo pode ser a única que restou no futuro que teria jogos para as pessoas – não apenas para crianças, mas também para adultos’. Esse era o pensamento na época. E então eu estava completamente errado”.
Mikami também disse o seguinte sobre a exclusividade do GameCube de Resident Evil 4:
“Lembro-me que o presidente da Capcom, Tsujimoto Kenzo-san, me chamou e me perguntou: ‘será que realmente não vamos lançar em outras plataformas?’”, perguntou. “E eu tive que dizer: ‘bem, se você quiser fazer isso, você pode fazer isso, mas você tem que me despedir primeiro”.
Coincidentemente, 2020 é o aniversário de 10 anos da Tango Gameworks, estúdio fundado por Mikami. Veja abaixo um pequeno trailer comemorativo.
Thanks to all our fans for supporting Tango Gameworks over the past 10 years! We're working hard on #GhostwireTokyo and can't wait to show you more next year! @playGhostwire pic.twitter.com/INeX83MHEa
— Tango Gameworks (EN) (@TangoGameworks) December 18, 2020