Shenmue havia sido portado para o PS2 mas nunca lançado; entrevista celebrando os 25 anos

Shenmue

A Famitsu divulgou uma entrevista comemorativa dos 25 anos de Shenmue. Na ocasião, a revista japonesa conversou com sete desenvolvedores que estiveram envolvidos na produção do ambicioso título.

É uma longa entrevista com diversos assuntos abordados, mas seguem os pontos mais interessantes:

  • Shenmue 1 foi portado para o PS2 internamente pela SEGA, mas nunca foi lançado obviamente. Essa versão era totalmente jogável e tinha um sistema gráfico diferente. No caso, os shaders do Dreamcast foram consertados no PS2 e os GPUs de cada console eram diferentes. Se a SEGA quisesse na época, o jogo seria lançado facilmente;
  • Shenmue 1 não foi lançado para o Xbox (somente o 2 chegou ao console) por problemas de copyright e não por algo técnico. O título possui muitas marcas famosas, como Coca-Cola e relógios TIMEX, e isso era um contrato exclusivo para a versão de Dreamcast na época;
  • Funcionários “brincam” que alguns ficaram sem ir para casa por dois meses devido ao trabalho;
  • Shenmue tinha previsão de seis meses de desenvolvimento e acabou levando quatro anos;
  • A própria equipe de desenvolvedores acabou servindo como modelos para os vários NPCs do jogo (que são todos diferentes);
  • Os desenvolvedores comentam na entrevista os diversos problemas de programação que tiveram que enfrentar, como bugs que iam surgindo devido ao escopo do jogo. É explicado, por exemplo, que como o jogo permitia segurar quase qualquer objeto, um dos programadores achava que seria algo tranquilo, até um relatório dizer que um dos dedos de Ryo (o protagonista) estava dentro de uma xícara;
  • Outro desafio foi implementar Space Harrier e Hang-On. Pode parecer simples, mas o processo de “deixar o jogo de lado” e depois de jogar os games de Arcade “voltar como se nada tivesse acontecido” se tornou bastante problemático;
  • Os bonecos de Sonic foram problemáticos também porque eram muitos detalhados e estavam travando o jogo;
  • Quando Shenmue foi anunciado, o jogo se passaria na China. Como se sabe, seria um Virtua Fighter RPG com Akira, então não teria problema começar na China. Mas conforme o jogo se desenvolveu, a equipe se perguntou se não seria melhorar começar no Japão, dado o fato de que o protagonista é japonês (seja Akira ou Ryo). Assim, Yokosuka foi criada em apenas um ano;
  • Shenmue ia ser 16 discos na época do Saturn, mas mesmo quando chegou ao Dreamcast tinha 4 discos. Um desenvolvedor brinca que o jogo utilizou um sistema que fazia o Dreamcast ler os discos sem parar (normalmente, ele lê o disco, para e lê de novo) e, por conta disso, pode ter forçado o seu console a “envelhecer” mais rapidamente;
  • Um dos desenvolvedores, que ainda trabalha na SEGA, diz que se o Ryu Ga Gotoku Studio fizesse um Shenmue IV seria algo sensacional.