O ex-chefe da PlayStation, Shawn Layden disse que o desaparecimento de jogos AA de menor orçamento em favor de jogos AAA é uma “sentença de morte”. Falando na Gamescom Asia, Layden opinou que depender de “milhões de três dígitos” que os jogos AAA custam está sufocando a criatividade, pois as empresas assumem menos riscos.
Conforme relatado pelo GamesIndustry.biz (via PS LifeStyle), Layden mais uma vez soou o alarme sobre a obsessão da indústria com sucessos de bilheteria, argumentando que depender de jogos de grande orçamento é o motivo de termos tantas sequências e “imitações”.
“Os caras das finanças que traçam a linha dizem: ‘bem, se Fortnite fez tanto dinheiro nesse período de tempo, minha imitação de Fortnite pode fazer isso nesse período de tempo'”, disse Layden. “Estamos vendo um colapso da criatividade nos jogos hoje [com] a consolidação de estúdios e o alto custo de produção”.
Layden então disse que a monetização não deve ser a primeira coisa em que as empresas pensam ao fazer um jogo. “Se você vai me lançar seu jogo AA, e nas duas primeiras páginas do seu deck está sua monetização e receita, esquema de assinatura, estou fora”, Layden continuou. “Sua primeira página tem que ser ‘este jogo precisa ser feito e aqui está o porquê’”.