O cocriador Suda51 confirmou que Shadows of the Damned: Hella Remastered foi censurado em consoles no Japão.
A versão original do jogo, lançada em 2011, teve que ser censurada no Japão para receber a classificação do órgão CERO e ser lançado. Agora, em uma entrevista com o site GameSpark (via VGC), Suda confirmou que Shadows of the Damned: Hella Remastered foi censurado novamente no Japão, mas apenas em consoles (já que a versão para PC não precisa passar pelo CERO).
“Tivemos que preparar duas versões do jogo, o que é um verdadeiro desafio”, explicou ele. “Ao remasterizar o jogo, tivemos que desenvolver duas versões ao mesmo tempo, o que teve um impacto tremendo em nossa carga de trabalho e estendeu o período de desenvolvimento”.
Na mesma entrevista, o cocriador de Suda, Shinji Mikami, expressou sua frustração com o processo de classificação no Japão, alegando que o CERO não entende o processo de jogar videogames. “Eu acho que é uma situação estranha que haja pessoas que querem jogar jogos ousados, e há aqueles que não jogam, mas tentam impedir sua diversão restringindo essas obras com regulamentações”, disse ele.
Suda acrescentou: “se restrições regionais forem impostas, não temos escolha a não ser aderir a elas, mas eu sempre me pergunto o que o jogador pensa sobre isso. Por exemplo, se muitas pessoas comprarem a versão para PC via Steam porque querem jogá-la sem restrições, seria um pouco triste, considerando que está disponível em uma variedade de plataformas. Isso me faz pensar a quem as restrições são direcionadas — no mínimo, não acho que sejam direcionadas aos clientes que jogam o jogo”.
Shadows of the Damned: Hella Remastered será lançado em 31 de outubro de 2024 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch e PC.