Em linha com a meta do Comitê Olímpico Internacional de “incentivar o desenvolvimento de esportes virtuais e se envolver ainda mais com as comunidades de videogames”, as Olimpíadas terão sua primeira série de jogos este ano. Chamada de Série Olímpica Virtual, ela contará com cinco versões virtuais dos esportes olímpicos em um evento separado, que acontecerá antes do início das Olimpíadas em julho.

O evento inclui o eBaseball Powerful Pro Baseball 2020 da Konami em colaboração com a Confederação Mundial de Softball de Beisebol, o aplicativo de fitness Zwift em parceria com a Union Cycliste Internationale e o Virtual Regatta em parceria com a World Sailing.

O maior nome da lista é Gran Turismo, que se associou à Fédération Internationale de l’Automobile para o evento competitivo. Também está incluído o remo, que é listado como “formato aberto” em vez de nomear uma editora e um jogo, provavelmente significando que os participantes usarão apenas uma máquina de remo padrão.

Ao contrário das Olimpíadas que estamos acostumados a assistir, a Série Olímpica Virtual é uma “série de participação em massa” que permitirá a qualquer um competir em casa presumindo que tenha o software ou equipamento certo. O evento Gran Turismo, por exemplo, convida os jogadores a “tornar-se o melhor piloto do mundo virtual e ser coroado na primeira Série Olímpica Virtual!”.

Os detalhes sobre como as pessoas podem participar, entrar ou apenas assistir ainda não foram revelados. A Série Olímpica Virtual está programada para acontecer de 13 de maio a 23 de junho, terminando um mês antes da Cerimônia de Abertura Olímpica em 23 de julho.