Série C entra na fase final e variedade de campeões traduz a dificuldade de apontar um favorito

A Série C do Campeonato Brasileiro, ou terceira divisão do futebol nacional, entra em sua fase final da 34ª edição, é isso mesmo, tivemos apenas outras 33 temporadas  A competição, que tem um papel crucial no ecossistema esportivo e no calendário de muitas equipes do país, foi criada em 1981, com 20 times e pontos corridos, em um único turno, o que já foi disputado. Agora, os 8 melhores se enfrentam, em grupos, para definir os finalistas e quem consegue o acesso para a Série B do ano que vem. 

Os oito classificados que disputam, em grupos, a vaga na final são: Botafogo-PB, Athletic Club, Ferroviária, São Bernardo, Volta Redonda, Ypiranga-RS, Londrina e Remo, na ordem de classificação.  Como é notável, equipes tradicionais do futebol brasileiro e que até dificultam quando o assunto é palpite jogos de hoje, afinal o rendimento na fase de grupos fica para trás e uma nova fase pode trazer surpresas. 

Botafogo-PB e Athletic se destacaram, brigando a cada rodada pela liderança da competição e terminando com 1 ponto de diferença para o Belo. Ferroviária, São Bernardo e Volta Redonda disputaram para ter a 3ª campanha, crucial para os mandos na atual etapa, e fizeram uma escada: 36, 35 e 34 pontos respectivamente. Ypiranga-RS, Londrina e Remo se classificaram com emoção até a última rodada, mas agora é vida nova e o título está em aberto. 

Saiba os clubes que mais conquistaram a Série C:

Por ter poucas edições e sempre contar com equilíbrio na competição, a terceira divisão brasileira tem uma variedade de equipes que a venceram, são 29 equipes que já levantaram a taça. Entre os clubes que se destacaram na história da competição, três deles emergem como os maiores vencedores 

Veja os maiores campeões:

1º – Vila Nova: O Vila Nova Futebol Clube, fundado em 1943 e sediado em Goiânia, é o maior campeão da Série C, com três títulos conquistados. O clube venceu a competição em 1967, 1996 e 2015. Com uma base sólida de torcedores e uma rica tradição no futebol goiano, em todas as campanhas a equipe sobrou, sempre contando com o forte fator casa. Atualmente, disputa uma vaga no G4 da Série B.

2º – Atlético Goianiense: Mais um time de Goiânia na lista, o Clube Atlético Goianiense, tem dois títulos conquistados na terceira divisão. Fundado em 1937, o Dragão venceu a competição em 1990 e 1998. O clube, muito tradicional nos títulos regionais, ganhou notoriedade nas últimas décadas por figurar, com frequência, na primeira divisão do Brasileirão, em que está atualmente. O Atlético Goianiense, hoje, briga para não ser rebaixado para a Série B, mas é o lanterninha da competição..

3º – Ituano: O Ituano Futebol Clube, time do interior paulista, é outro gigante (até por ser de Itu) da Série C, com dois títulos conquistados. Fundado em 1947, o Ituano venceu a competição em 2003 e 2021. O clube, bastante tradicional no futebol brasileiro e com até títulos paulistas na conta, já foi exemplo de gestão para times de orçamento curto e colheu os frutos. Atualmente, em uma fase ruim, briga contra o Z4 da Série B, pode voltar à terceira divisão ano que vem. 

Além dos citados, já venceram a Série C: 1981: Olaria, União São João, Tuna Luso, Novorizontino, XV de Piracicaba, Sampaio Corrêa, Avaí, Fluminense, Paulista, Brasiliense, União Barbarense, Remo, Criciúma, Bragantino, América-MG, ABC, Joinville, Oeste, Santa Cruz, Macaé, Boa Esporte, CSA, Operário-PR, Náutico, Mirassol e Amazonas. 

A fase final deste ano promete ser mais um capítulo emocionante da história da competição, pela trajetória das equipes envolvidas e pela boa média de público, de mais de 5 mil torcedores por jogo da primeira fase, com destaque para o Remo, que levou mais de 18 mil e detém a melhor marca até então.

À medida que a competição avança com partidas decisivas, a expectativa aumenta e todos os olhos estarão voltados para saber: quem será o mais novo campeão da Série C e quais os quatro clubes que conseguirão o tão sonhado acesso.