Seiji Aoki, o produtor de Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown, foi entrevistado pelo site GamerBraves (via ResetEra) e fez alguns comentários interessantes sobre o futuro da série.
Confira as perguntas e as respostas na íntegra a seguir.
Um comentário que muitos jogadores fora do Japão fizeram sobre o Ultimate Showdown foi sobre o netcode do jogo. Considerando que quase todos os títulos principais anunciaram uma nova versão com rollback ou estão recebendo um novo jogo com ele, você já pensou em fazer o mesmo para o Virtua Fighter?
Como as partidas online são um componente central dos jogos de luta hoje em dia, o suporte ao código de rede tornou-se absolutamente essencial. Como você sabe, o Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown é um remake baseado no Virtual Fighter 5 Final Showdown. Quando Final Showdown foi lançado para Xbox 360 e PS3, o conceito de rollback ainda não era muito conhecido, então desenvolvi e implementei meu próprio mecanismo para reduzir atrasos. O netcode no título mais recente é de natureza semelhante. No entanto, acredito que a implementação do rollback será absolutamente necessária ao desenvolver títulos futuros.
Considerando como a maioria dos jogos de luta modernos começaram a adotar essa mudança para mecânicas universais de forma mais agressiva, você acha que isso é algo que podemos ver em um título futuro do Virtua Fighter também?
Eu sinto que os jogos de luta estão se tornando muito complicados hoje em dia. Tenho algumas dúvidas sobre essa tendência de criar um sistema supercomplicado e depois tentar consertá-lo mais tarde com uma mecânica de comando fácil. Com relação a esse aspecto, acho que a mecânica de batalha no Virtua Fighter é realmente simples e fácil de entender. Esta é uma filosofia de design que gostaria de manter em futuros títulos da série.