Em 2011, o ataque mais sério contra o banco de dados da PlayStation Network (mais conhecida como PSN, a plataforma pela qual a Sony Computer Entertainment gerencia contas e serviços multiplayer online), deixou claro que os dados dos jogadores não estavam nem de longe totalmente seguros.
Como qualquer serviço na internet, a PSN tem suas sensibilidades e, apesar de melhorias significativas na segurança do serviço, os jogadores ainda precisam tomar muito cuidado com a integridade de suas contas e informações pessoais.
É exatamente por isso que os jogadores utilizam cada vez mais recursos para melhorar a integridade e a segurança de suas conexões, como senhas mais fortes, programas antivírus profissionais e até serviços de VPN no Brasil.
Um mundo de informações
A PSN oferece serviços de recursos multiplayer para os usuários dos consoles PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation 5, PlayStation Vita e PlayStation Portable. Com um cadastro na plataforma, os usuários têm acesso a jogos, ferramentas, produtos e outros serviços oferecidos pela Sony.
É uma forma de agregar informações, facilitar gerenciamento de contas e atendimento aos consumidores. A PSN é bastante funcional e conta com uma média de mais de 103 milhões de usuários ativos mensalmente.
É uma imensa quantidade de dados de milhões de pessoas cadastradas, por isso mesmo o investimento em segurança é imenso. Mas esta segurança não pode ficar só nas mãos da Sony.
Vulnerabilidades na PSN
Depois da quebra do sigilo dos dados cadastrados nos servidores da PSN, melhorias significativas foram feitas na plataforma. Mas as ameaças evoluem e não deixam de existir.
Por isso mesmo, a própria Sony oferece recompensas para jogadores que descobrirem e relatarem bugs e erros de segurança na PSN.
Em geral, os principais riscos são causados não pela PSN diretamente, mas pelos comportamentos dos próprios usuários: exposição desnecessária, ataques de phishing e roubos de dados facilitados por falta de cuidados básicos com a segurança são os principais causadores de invasões nas contas.
Então, basicamente, o que torna uma conta da PSN mais vulnerável ou mais segura são as ações do próprio jogador. E é por isto que algumas medidas de proteção oferecidas pela própria PSN limitam muito os riscos de invasão da sua conta, além de atitudes que você mesmo pode tomar.
Ataques de hackers contra contas da PSN
Além do ataque em 2011, a PSN sofreu mais uma invasão em 2017, onde o perfil da empresa no Twitter foi hackeado por um grupo intitulado OurMine, que usou a conta invadida para anunciar que haviam roubado dados de contas da PSN.
Em 2018, a PSN teve sua rede online derrubada por um ataque coordenado de DDoS (DistributedDenialof Service, ou “distribuição de negação de serviço”), onde vários dispositivos infectados sobrecarregaram os servidores do serviço da Sony até tirá-lo do ar.
Há vários motivos para os hackers atacarem os bancos de dados da PSN e as contas dos jogadores. Como uma plataforma de compra, os usuários mantêm informações sensíveis como dados bancários e cartões de créditos.
Invadir uma conta significa ter acesso a estes dados. E invadir um banco de dados com milhões de usuários cadastrados é uma mina de ouro para os criminosos cibernéticos.
Por que um hacker quer invadir sua conta da PSN?
Pode parecer estranho que um criminoso queira roubar sua conta da PSN. Afinal, é só uma conta de games, certo? Errado.
Há vários dados pessoais cadastrados na sua conta da PSN. E-mail, dados bancários, informações de cartão de crédito, lista de compras, jogos ativos etc.
Então, invadir sua conta da PSN significa ter acesso a todos estes dados sensíveis, informações suas fornecidas à Sony e que podem cair nas mãos de criminosos.
Como melhorar a segurança da sua conta
Além de usar senhas fortes e jamais compartilhar suas credenciais com outras pessoas, é essencial cuidar da segurança da sua rede. Alterar a senha padrão do seu roteador é um bom começo, assim como manter um bom antivírus profissional e um firewall sempre ativos.
Outra forma de melhorar a segurança da sua rede é usando um serviço de VPN confiável, o que aprimora a criptografia dos dados enviados e recebidos pela sua conexão e te dá um nível de anonimato superior.
E há os próprios recursos de segurança disponibilizados pela PSN, como a autenticação de dois fatores que você definitivamente deve ativar, o que reduz e muito as chances de ter sua conta invadida.
Tomando estes cuidados, a integridade da sua conta aumenta significativamente. Mas, é claro, depende da Sony também manter as melhorias em segurança para que hackers não invadam novamente seus bancos de dados.