SEGA e Christian Whitehead comentam por que Sonic Mania 2 não aconteceu

Sonic Mania Superstars

Com o sucesso de Sonic Mania, alguns ficaram surpresos com o fato de nunca termos visto Sonic Mania 2. Acontece que houve algum interesse inicial por parte da SEGA, mas as coisas simplesmente não eram para acontecer.

O Sonic clássico agora está indo em uma nova direção com Sonic Superstars. A Arzest está responsável pelo desenvolvimento com Naoto Ohshima (co-criador do personagem) a bordo do projeto, mas a equipe de Sonic Mania não está envolvida. Já houve comentários sobre o assunto de que o projeto não foi adiante, mas agora temos uma visão completa do que aconteceu.

Falando com a Game Informer este mês, o diretor criativo da Sonic Team, Takashi Iizuka, disse o seguinte sobre Sonic Mania 2:

“Houve um período após o desenvolvimento de Sonic Mania quando trabalhamos com eles [desenvolvedores] para considerar conceitos para a próxima geração do Classic Sonic. É uma pena que não tenha se tornado um jogo finalizado. Ainda assim, estou satisfeito que a próxima geração do Classic Sonic, sobre a qual conversamos, tenha sido alcançada com Superstars.

Muitas das coisas que conversamos com Christian Whitehead, você sabe, ‘vamos torná-lo um jogo visualmente rico que não seja baseado em pixel. Não vamos fazer a ‘Mania’ de reutilizar coisas. Vamos fazer algo totalmente novo com níveis totalmente novos’, foi aí que o início do conceito aconteceu depois de Mania, mas tudo parou. Quando começamos Sonic Superstars com a equipe de Ohshima-san, muitas das conversas que tivemos com Christian já estavam em nossas cabeças, e começamos a criar um novo jogo já em uma linha semelhante de ‘vamos fazer algo novo’ e ‘vamos fazer algo que não seja pixel”.

Whitehead também disse o seguinte sobre as discussões iniciais com a SEGA sobre um novo jogo em potencial:

“Quando fundamos a Evening Star, sempre foi nosso objetivo ir além da pixel art 2D para os jogos 3D e desenvolver uma IP original totalmente nova. A Evening Star trabalhou com a SEGA para explorar possíveis direções que o Classic Sonic poderia seguir após o sucesso de Sonic Mania. Porém, Sonic Mania 2 nunca esteve em desenvolvimento, porque na verdade concordamos desde o início que deveríamos tentar fazer algo novo, como 2D ou 2.5D desenhados à mão. Ao mesmo tempo, o Evening Star estava desenvolvendo nossa nova Star Engine, então acabamos fazendo um protótipo legal do Sonic que tinha uma profundidade em 2.5D e algumas outras ideias de jogabilidade. Como Iizuka-san disse, porém, [a Evening Star] não continuou com a produção total do jogo, momento em que a Arzest assumiu o comando e fez Superstars ao lado do Sonic Team”.

Sonic Superstars será lançado nesta primavera brasileira de 2023 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch e PC. Enquanto isso, a Evening Star trabalha em Penny’s Big Breakaway, sua “IP original” mencionada acima.