Saltsea Chronicles será lançado em 12 de outubro para PS5

Saltsea Chronicles

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Olá! Ou, como eu diria quando estou fora de casa em minha ilha, oi-oi. Sou Harry Josephine Giles, um dos escritores de Saltsea Chronicles, que será lançado em 12 de outubro para PS5. Este é um jogo de aventura baseado em uma história em que você guia uma tripulação enquanto explora um mundo inundado de ilhas estranhas e surpreendentes e conhece as muitas pessoas que chamam esse mundo ilha de lar.

Estamos animados em compartilhar uma nova visão da jogabilidade em Saltsea Chronicles. Confira o novo trailer abaixo.

 

Então, vamos ver mais sobre o mundo fantástico de Saltsea, como são realmente as ilhas?

Vista da ilha de Hoy a partir do continente ocidental de Orkney. Em primeiro plano, há campos verdes, cercas e um conjunto de edifícios agrícolas. À distância, há duas colinas marrons bem altas. Entre elas, há um trecho estreito de mar azul e calmo.

Orkney é um arquipélago de 70 ilhas na costa norte da Escócia. É uma área baixa, muito verde, varrida pelo vento e é minha casa. Algumas ilhas têm algumas centenas de pessoas, outras têm algumas milhares e outras, apenas um morador. Vivemos da agricultura, da pesca costeira e do turismo.

O fato de vir das ilhas me faz desejar mais histórias sobre a vida lá que foram escritas sob nossa perspectiva. Ao trabalhar em Saltsea Chronicles, eu estava ansioso para criar ilhas que parecessem um lar para mim: lugares cheios e reais, onde se vive.

Vivendo com a terra e o mar

Uma ilha precisa sustentar seu povo. Se você depende de alimentos que vêm de barco, estará em apuros quando o barco não puder vir, e sempre haverá momentos em que o mar estará muito arriscado para ser atravessado. Isso significa centralizar sua vida no que você pode cultivar, colher e pescar. Ilhas diferentes têm solos diferentes, ecossistemas diferentes e acesso diferente a áreas de pesca. Em Saltsea Chronicles, você verá um pouco de como cada comunidade tirou o melhor da sua ilha.

Em Njarfie Roust, onde começamos a história, há um penhasco excepcionalmente alto, que é um ótimo lar para aves marinhas. Isso significa que todas as crianças de Njarfie aprendem a fazer rapel para poderem colher uma safra de ovos nutritivos na primavera. A inspiração para isso veio de St. Kilda, onde as aves marinhas e seus ovos eram a principal parte da dieta local, e eles até mesmo fabricavam óleo para lâmpadas com o que conseguiam obter dos fulmares. Tudo isso tornou a escalada em penhascos um importante esporte local.

Castelo de Burrian, Westray, Orkney. Em um cenário de penhascos de pedra cinza, há um pequeno grupo de papagaios-do-mar (tammie-norries, no meu idioma). Suas penas pretas e brancas e seus bicos com listras coloridas são brilhantes e claros.

Outra ilha do jogo, Los Gatos, é o lar de uma enorme população de gatos. Naturalmente, uma das suas principais exportações é o catton, um tecido à base de pele de gato. Não pode haver desperdício porque não há outro lugar além da própria ilha para onde o lixo possa ir. Então, em Los Gatos, eles conseguiram encontrar uma maneira de transformar o pelo de gato em lã, e ouvi dizer que é luxuosamente macio. Eles a usam para todas as suas roupas, mas há o suficiente para que ela também se torne um importante bem comercial para eles, pois fazer conexões com outras ilhas é tão crucial para ser um habitante da ilha quanto ser autossuficiente.

Fazendo conexões

Cada ilha tem sua própria identidade, e as coisas que a marcam são, muitas vezes, defendidas ferozmente. As pessoas que moram lá podem passar horas debatendo os méritos das praias de uma ilha em comparação com os pântanos de outra, ou quais fazendas são as mais limpas e quais danças são as mais animadas. No entanto, além dessas batalhas lúdicas, as ilhas que compartilham o mar também têm uma identidade compartilhada, construída por meio do apoio mútuo e do compartilhamento de recursos. Queríamos que Saltsea parecesse interconectada, onde cada ilha é distinta, mas ligada às outras.

Você verá isso de forma mais espetacular no jogo em Float, o centro de comércio itinerante onde as pessoas de Saltsea se encontram para compartilhar o que têm e levar para casa o que não têm. Construídos com dezenas de barcos amarrados uns aos outros, alguns dos navios no Float estão lá há décadas, enquanto outros vêm e vão com as estações. O próprio Float navega pelo arquipélago para facilitar as conexões que constroem uma cultura. Reunindo tantas pessoas diferentes, o Float tem sua maneira de tomar decisões, inspirada no Parlamento da Rua de St Kilda e nas coisas nórdicas.

Uma cultura compartilhada também significa tradições compartilhadas. No Arquipélago de Saltsea, os Guias são membros respeitados da comunidade, que oferecem aconselhamento e conforto, resolvem conflitos e guardam histórias importantes. Eles são treinados em Grace, um santuário e centro de aprendizado, mas podem ser encontrados em todas as ilhas. Se você observar com atenção, verá personagens em todas as ilhas usando a faixa dos Guias, cada um trazendo sua perspectiva da ilha para as crenças que mantêm o arquipélago unido.

Mantendo a comunidade próxima

Em Saltsea, nossas comunidades sobreviveram a tempos difíceis, fortalecendo seus laços. Às vezes, porém, isso pode torná-los mais desconfiados em relação a pessoas de fora. Quando você está acostumado a saber tudo sobre todos em sua casa, o que acontece quando alguém novo chega?

Youlouca é uma ilha onde esses conflitos vêm à tona. Com solos vulcânicos ricos e um clima ameno, tornou-se popular entre os visitantes. Ainda assim, as pessoas que vivem em Youlouca há gerações às vezes se surpreendem com as novas ideias e culturas que os visitantes trazem.

O modo como os habitantes da ilha de Saltsea lidam com conflitos é um dos maiores temas da nossa história. O que acontece quando as formas tradicionais de lidar com conflitos atingem seus limites? O que acontece quando as pessoas se decepcionam com sua ilha natal? E o que deve ser feito com as pessoas que transgridem essas normas sociais rígidas, para o bem ou para o mal?

Lidando com a mudança

Vista de Copinsay a partir de Deerness, Orkney. Uma paisagem da ilha sob um céu azul e branco, com o sol da tarde brilhando no mar e a terra escurecendo. Você pode ver um farol antigo e novas turbinas eólicas no horizonte.

As pessoas costumam pensar nas ilhas, com suas comunidades rurais, como lugares que mudam lentamente, exemplos de um modo de vida mais antigo. Acho que isso está errado: Embora mantidas juntas por um fio comunitário, as ilhas que conheço experimentaram novas tecnologias para gerar novas ideias para viver no mundo. Orkney é um laboratório para todos os tipos de novas energias, de baterias de hidrogênio a geradores de marés. Essas mudanças, no entanto, trazem novos desafios para as diferentes culturas às quais as ilhas devem se adaptar.

O Saltsea também está em constante mudança. Algumas dessas mudanças são aceitas, enquanto outras são mais difíceis. As comunidades das ilhas devem avaliar as novas ideias quando elas chegam e decidir quais adotar e quais deixar de lado. Considerar os custos das coisas que mudam e que permanecem iguais é um desafio constante.

Mais do que qualquer outro lugar que conheço, uma ilha é o lugar certo para fazer essas perguntas e encontrar as respostas. Espero que você encontre suas próprias soluções nas ilhas que construímos quando Saltsea Chronicles chegar para PS5 em 12 de outubro.