Saiba Mais Sobre a Patente de Apostas em eSports da Sony

PS5

Saiba como irá funcionar o sistema de apostas em jogos eletrônicos implementados pela Sony.

Com os eSports cada vez mais presentes no universo esportivo, a Sony patenteou um sistema próprio para monitorar as apostas feitas em jogos dentro do ecossistema do PlayStation 5 e PS4. O registro foi feito nos EUA em novembro de 2019 e publicado em 13 de maio de 2021. O sistema conta com uma estrutura em que as probabilidades seriam calculadas pelo desempenho histórico de um jogador (ou equipe), permitindo aos usuários apostar em seus favoritos de várias maneiras, permitindo injetar o seu dinheiro em apostas mais bem embasadas em tempo real.

O dinheiro circulava ao redor de vários cenários hipotéticos, como adivinhar o minuto aproximado em que um jogador acertaria o outro, ou quando ele perderia um round, e a máquina observaria a partida a fim de propor novos cenários para se apostar em ritmo constante. Em jogos como Call of Duty, existem possibilidades de apostar em “mortes com granadas”, por exemplo, ou quanto tempo demora uma partida.

Vale lembrar que a Sony recentemente se tornou uma das donas do EVO, o maior campeonato de jogos de luta do mundo, com isso, o sistema de apostas no PlayStation faria total sentido, já que o console poderia ser não só um meio de transmissão para as partidas do campeonato, como também receber apostas para os competidores.

Patente não é apenas focada no PlayStation

A patente não é focada especificamente no PlayStation, já que cita também outros consoles em geral “feitos pela Microsoft, Nintendo ou outro fabricante de headsets de realidade virtual (VR), headsets de realidade aumentada (AR), televisores portáteis (por exemplo, TVs inteligentes, TVs habilitadas para Internet), computadores portáteis, como laptops e tablets e outros dispositivos móveis, incluindo smartphones”.

Ainda segundo a patente, será possível apostar de várias maneiras, abrindo as possibilidades para uso não de “direitos digitais” baseados em blockchain, como é o caso dos tokens não-fungíveis. “As apostas podem ser pecuniárias, por exemplo, dinheiro ou bitcoin, ou podem ser não pecuniárias, como itens de jogos, direitos digitais e moedas virtuais”.

Popularidade das Apostas em eSports

Os esportes eletrônicos surgiram há poucos anos, mas se profissionalizou rapidamente. Já há vários competidores com crescente fama em todo mundo, assim como um crescente universo de interessados assiste tais competições de maneira presencial ou online. Hoje em dia, há basicamente três categorias de games mais populares de eSports, com grande variedade: de Luta, de Tiro em Primeira Pessoa (FPS) e Jogos de Estratégia em Tempo Real (RTS). Estes, porém, são apenas alguns exemplos, pois o leque de possibilidades para os jogadores é cada vez maior.

Nesse cenário, o mercado de apostas em eSports foi se tornando cada vez mais popular, com uma capacidade de gerar investimento cada vez mais crescente e movimentando cada vez mais dinheiro. Grandes sites de apostas, como a br.netbet.com, possuem, em seu cardápio de opções, as apostas em eventos de esportes eletrônicos, sendo possível ao usuário fazer a sua aposta em tempo real, através de um sistema totalmente ao vivo.