SAG-AFTRA anuncia greve de atores que trabalham com videogames

SAG-AFTRA

Atores de dublagem e captura de movimentos de videogames estão em greve pelo uso de I.A. no desenvolvimento de videogames.

A partir das 00:01 de 26 de julho, os membros do SAG-AFTRA entrarão em greve após mais de 18 meses de negociações entre o sindicato e os estúdios de jogos sob o Interactive Media Agreement (IMA).

O ponto crítico das negociações atuais que levaram a essa greve foram as proteções de IA para dubladores e atores. “Não vamos consentir com um contrato que permita que as empresas abusem da I.A. ​​em detrimento de nossos membros. Já chega. Quando essas empresas levarem a sério a oferta de um acordo com o qual nossos membros possam viver — e trabalhar —, estaremos aqui, prontos para negociar”, declarou a presidente do SAG-AFTRA, Fran Drescher, por meio de um comunicado. “Francamente, é impressionante que esses estúdios de videogame não tenham aprendido nada com as lições do ano passado — que nossos membros podem e vão se levantar e exigir tratamento justo e equitativo com relação à I.A., e o público nos apoia nisso”, disse o Diretor Executivo Nacional e Negociador Chefe da SAG-AFTRA, Duncan Crabtree-Ireland.

Em resposta ao chamado para uma greve, os produtores de videogame envolvidos nas negociações da IMA divulgaram a seguinte declaração por meio da porta-voz Audrey Cooling: “Estamos decepcionados que o sindicato tenha escolhido ir embora quando estamos tão perto de um acordo, e continuamos preparados para retomar as negociações. Já encontramos um ponto comum em 24 de 25 propostas, incluindo aumentos salariais históricos e disposições de segurança adicionais. Nossa oferta responde diretamente às preocupações da SAG-AFTRA e estende proteções significativas de IA que incluem a exigência de consentimento e compensação justa a todos os artistas que trabalham sob a IMA. Esses termos estão entre os mais fortes na indústria do entretenimento”.