De acordo com o site Insider Gaming, a Sony pode ter iniciado o processo de encerrar o suporte ao PS4.
Uma documentação enviada ao site informa que a PlayStation começará a descontinuar os recursos legados da PSN para o PlayStation 4 no outono brasileiro de 2026 para novos títulos submetidos pelas desenvolvedoras. Afirma-se que “isso significa que qualquer novo título de PS4 enviado após esta data não poderá mais ser integrado aos seguintes recursos legados”.
Os itens seriam:
- API da Central de Atividades
- Armazenamento Pequeno de Títulos (TSS)
- Armazenamento de Usuário de Títulos (TUS)
- Usuários e Perfis
- Filtros de Palavras
- API de Mídia Compartilhada
De acordo com a documentação, “esses serviços são projetados para fornecer uma base mais unificada e escalável entre as gerações de consoles”.
O que isso significa?
Explicando em termos mais simples, os desenvolvedores não teriam mais acesso a determinadas funcionalidades para jogos que desejassem lançar no PS4 após o outono brasileiro de 2026.
O Insider Gaming especula que isso seria o início do processo para o encerramento do suporte ao PS4.
Não é o primeiro sinal do fim do PS4
O PS4, lançado em 2013, continua recebendo vários jogos todas as semanas – inclusive grandes lançamentos. Porém, aos poucos e de forma paralela, determinados jogos vão encerrando suporte ao console.
Em 2025 vimos isso acontecer com The First Descendant e Black Desert, por exemplo, sendo que Genshin Impact encerrará em 2026.
Outro ponto importante a ser ressaltado é que em 2026 a Sony não fornecerá mais jogos de PS4 no PS Plus Essential. Os jogos oferecidos serão pensados para o jogador de PS5, então pode acontecer de ter uma versão de PS4 junta, mas títulos “exclusivos” de PS4 não estarão mais nas ofertas do plano.